Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021

Walber Sousa

Consultor Empresarial, atua em empresas de Pequeno e Médio porte, nas áreas Administrativa, Finanças e Controladoria; Formação em Ciências Contábeis, Pós Graduação em Contabilidade Gerencial e Controladoria e MBA FGV em Gestão Empresarial.

Ver todas as colunas

Concentração de Clientes – Será que você está cometendo essa “falha”?



Concentração de Clientes – Será que você está cometendo essa “falha”?

www.axsconsultoria.com.br/consultoria-e-assessoria-empresarial

194-11-2018

Empreender é uma arte.

A partir do momento que iniciamos, os desafios parecem que passam a cair do céu, e não há como fugir, a solução é planejar e resolver uma coisa de cada vez.

Agora quando falamos em vendas, esse deve ser o foco principal de qualquer empresa, é dessa área que sai o oxigênio de qualquer empresa, mas são decisões que devem ser planejadas.

Atuamos na área Administrativa /Financeira e temos como o principal demonstrativo a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) e por coincidência a DRE inicia-se com Vendas ou Faturamento Bruto; aí começa a empresa.

Geralmente empresários de pequeno porte tratam a questão administrativa como um complicador, não tiro a razão deles, porém, está incluso nos desafios do empreendedorismo citado no início desse artigo; agora temos que ter um cuidado, se para fugir do volume de clientes, emissão de Notas Fiscais, Inadimplência, cobranças, emissão de boletos e borderôs, entre outras tarefas você optar por faturar toda sua capacidade produtiva par um único cliente, você pode (sem generalizar) estar cometendo um “suicídio empresarial”.

O prazer de ter apenas um cliente, e faturar toda a produção ao final do mês, pode estar expondo sua empresa a um risco incalculável, abaixo vamos citar alguns pontos que é comum vermos em clientes que passaram por tal situação:

  • É natural diante da “parceria” seu cliente lhe pedir/comunicar que necessita expandir o prazo de pagamento.
  • Nas negociações de preço/custo ele costuma ditar de forma sutil que é fácil obter condições melhores com outros fornecedores.
  • Sua empresa fica vulnerável a oscilação da Gestão realizada pelo seu único cliente.
  • Suas Margens tendem a ser cada vez menores, após os alinhamentos da “parceria”.
  • Quando por qualquer razão (principalmente por parte dele) o contrato é rescindido podemos dizer que você tende fortemente a “quebrar”, e isso é sério.

Diante do exposto da noite para o dia o sonho se transforma em pesadelo sem que haja tempo para acordar.

Com toda a fonte de receita dependente de um único cliente, que passa a ter o poder de “ditar regras” você passa a ser um “funcionário PJ” desse cliente ou rede, e ao final da relação verá o estrago que essa “parceria” causou.

Pulverize seu faturamento, venda para diversos clientes, quanto maior for a diversificação, maior será sua margem de contribuição, não fique refém de grandes marcas.

Se a empresa não tiver na gestão os controles financeiros básicos pode estar como se diz no popular “trocando seis por meia dúzia” e ao final estará com um Passivo consolidado que poderá com certeza comprometer os sócios que durante o processo se encantaram com o caminhar do Fluxo de Caixa.

Vale Pensar!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial (www.axsconsultoria.com.br), atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria há 06 anos.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – Empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Valuation

www.axsconsultoria.com.br

(55 15) 991051487 – (55 15) 988151487

 

Sorocaba, Votorantim, Campinas, Itu, Salto, Indaiatuba, Piedade, Valinhos, Vinhedo, Capivari, Boituva, Tatuí, Itapetininga, Iperó, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, São Roque, Mairinque, Cotia, Vargem Grande, São Paulo, Osasco, Jandira, Araçariguama, Barueri, Alphaville, Ibiúna, Alumínio, Tiete, Jundiaí.

 

 

 

 










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2021, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.