Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019

Caroline Silva Fraga

Eu sou Fonoaudióloga, Palestrante, trabalho com aperfeiçoamento da comunicação.
Eu atuo na área de Aperfeiçoamento da Comunicação há 06 anos. O que eu venho percebendo atendendo inúmeros clientes a falta de “consciência” da forma como se comunica e perdendo assim, oportunidades de conquistar um emprego ou uma promoção tão sonhada.Então, eu quero te ajudar a ter consciência a partir dicas, orientações e notícias sobre fala dicção, projeção vocal, qualidade da voz, postura corporal, expressões faciais, construção de argumentos etc.

Acesse o meu Blog pessoal: www.phvoz.com
Lá você encontrará textos enriquecedores para continuar a sua jornada de Sucesso!!

Ver todas as colunas

Crie a magia: O seu sucesso na carreira depende da sua comunicação



     Nós chegamos ao final dessa etapa, mas o seu trabalho continua e tem uma longa jornada a trilhar, pois agora você está consciente do que precisa melhorar para encantar as pessoas com a sua comunicação. Albert Einstein, já dizia: [...] uma mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original [...]. Essa frase é muito poderosa, e eu tenho certeza que você também achará.

     É muito fácil sonhar com uma vida diferente. Se a sua vantagem competitiva se baseia somente nos 7% do domínio do conteúdo, você corre riscos. No entanto, caso se some aos 38% da forma como você fala, com 55% da linguagem corporal, você terá uma vantagem competitiva difícil de igualar. E só é possível tornar um sonho realidade criando uma cultura de atenção e respeito centrada na sua comunicação com as pessoas. Cuide delas e elas cuidarão de tornar os seus sonhos viáveis, não porque será uma obrigação, mas porque desejarão isso.

     Então, comece a criar a magia, porque a fórmula é simples: uma comunicação eficiente e segura conquista credibilidade, produz resultados positivos na sua carreira, proporciona satisfação dos seus interlocutores, o que por sua vez, gera resultados financeiros significativos e uma grande vantagem competitiva.

Para começar a revisão final, eu quero deixar três observações.

1 – Os vídeos abaixo NÃO são de minhas pacientes, devido ao sigilo profissional, eu não posso expor paciente na internet. Então os vídeos são do youtube, mas eu postei aqui incompletos.

Eu vou deixar o link dos canais dos vídeos, caso você deseje assistir todo.

Vídeo 1 https://www.youtube.com/watch?v=JXNJ_5w0xL0

Vídeo 2 https://www.youtube.com/watch?v=oUIftRyfLgw

2 – Não leia a minha análise sem antes você assistir os vídeos e realizar a sua análise do desempenho das garotas.

3 - Lembre-se dos 7% do domínio do conteúdo, você não irá julgar porque não temos competência da área de formação delas, mas podemos julgar a linguagem corporal e a voz que vai nos dizer muitaaaaaa coisa, por exemplo, se elas demonstraram que são autoridades, se estavam confiantes, se conseguem te convencer, etc

Atenção: Não é porque é uma apresentação de tcc, poderia ser uma apresentação de negócios, entrevista de emprego, qualquer coisa.. Você precisa entender de uma vez por toda,  credibilidade se constrói com a comunicação (a forma como você fala e a sua linguagem corporal).

Você só terá umCHANCE para impressionar o seu interlocutor e convencê-lo de que você é bom  no que faz. Porque os seus próximos encontros com esse mesmo interlocutor, ele já terá uma opinião formada sobre você. E você para desconstruir uma imagem, você vai precisar trabalhar muito. Então, queira impressionar no primeiro encontro!!

 

 Assista o vídeo 1 e depois responda essas perguntas.

 

VOZ

1 – O tom de voz demonstra:

(  ) insegurança       (  ) Confiança        (  )  Autoritarismo    

 

2 – Intensidade da voz

(   ) Equilibrada  (com boa projeção)

(   ) Fraca ( como tivesse falando para dentro)

(   )  Forte ( como tivesse gritando)

 

3 – Ritmo de fala

(  ) Adequado        (   ) Rápido         (   ) Lento

 

4 – Articulação

(    ) Boa (consigo compreender o que ela diz)

(    ) Ruim  (não consigo compreender o que ela diz)

 

   Caso você diga que é ruim na escala de 0 a 10

0 a 4 –  não compreendo algumas palavras pronunciadas

5 a 7  - não compreendo muitas palavras.

8  a 10 – não compreendo nada que ela diz

 

5 – Qualidade vocal ( é a sua percepção)

(   ) voz agradável de se ouvir

(   ) voz pouco agradável de se ouvir

(   ) voz muito agradável de se ouvir

 

6  -  Pausa preenchida ( vícios de linguagens)

(   )  não apresenta vício

(   ) vício no início de frases ( “bom”, “bem”,  “certo”,  “veja bem” )

(   )  apresenta vício no final de frases ( “né?”, “tá?”, “ok?”, “certo?”, “entendeu?” ) – esse tipo de vício é utilizado para pergunta como tivesse esperando uma resposta do interlocutor.

(   ) prolongamento (“ééééé”, “hummm”, “ãããã”) – esse tipo de vício é utilizado quando esquece a ideia que será dita em seguida, então a pessoa prolonga e não dar o silêncio.

(   ) marcadores de reforço de uma ideia ( “então”, “penso que”, “na verdade”) – se for usada de forma indiscriminada perde o efeito reforçar uma ideia dita anteriormente.

(   ) Modismo ( “tipo”, “lacrou”, “só que não”, “cara”) – são expressões que surgirão com a internet.

 

Linguagem Corporal

 

1 – Postura corporal

(  ) confiança, altivez            (  ) timidez, insegurança    

 

2 – Contato com olhos

(  ) mantém       (  ) não mantém

 

3 – Expressão facial demonstra

(   )  insegurança      (   )  segurança

 

 

Assista o vídeo 2 e responda as mesmas perguntas.

 

 

-   Quem te convenceu? Quem para você passou ideia de autoridade?

(   ) vídeo 1

(   ) vídeo 2

(  ) ambos os vídeos

 

Resposta da análise

Vídeo 1

      O tom de voz apresenta certa insegurança, ritmo de fala, intensidade e articulação adequadas. Uma qualidade de voz pouco agradável para se ouvir por um longo período de tempo; apresenta vício de linguagem final de frases (“tá?”) querendo a confirmação do seu interlocutor, isso é péssimo, pois passa ideia nítida de insegurança, perde credibilidade por demonstrar pouco domínio de conteúdo (atenção o vídeo é curto para você não focar no conteúdo, mas você consegue fazer suposições pela forma como ela fala); fez uso de prolongamento (“ééé”) ela poderia ter feito uma pausa de silêncio  que cabia para tentar lembrar a  informação.

      A sua linguagem corporal demonstrou nitidamente insegurança, ombros retraídos; toques no cabelo demonstrando nervosismo; poucos gestos de mão; contato visual precário, expressão facial insegura.

Ela não dominou o espaço da apresentação, pouco planejamento de abertura restringindo em falar “bom dia” não se colocou na posição de autoridade.

Video 2

      O tom de voz grave passa uma ideia de confiança, autoridade; ritmo, intensidade e articulação adequadas. Uma qualidade de voz muito agradável de ouvir; não apresenta vícios de linguagens, apesar de usar (“então”) ela utilizou para reforçar o que disse, mas caso abuse no uso vira vício. A sua linguagem corporal demonstra altivez (se lembra da posse da mulher maravilha? ela incorporou totalmente); gestos com a mão acompanhando o que se fala; contato visual e expressão facial demonstrando segurança.

     Ela fez um excelente planejamento de abertura ( deu bom dia, cumprimentou a todos, agradeceu, introduziu o conteúdo); ela dominou o espaço, demonstrou domínio do conteúdo, resumindo ela se colocou na posição de autoridade.

 

    Agora que você acabou de ler a minha resposta,  volte e assista os vídeos de novo para você reparar o que não tinha reparado.

      Você consegue entender o que eu estou falando? A sua credibilidade se constrói com a sua comunicação, a sua carreira pode decolar ou por tudo a perder. Só que a boa notícia é que você pode treinar, treinar a sua comunicação para ser eficiente, segura e conquistar a sua credibilidade. Então,  não perde mais tempo não!

 

Até breve,

Rumo ao sucesso!!

 

 










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.