Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019

Caroline Silva Fraga

Eu sou Fonoaudióloga, Palestrante, trabalho com aperfeiçoamento da comunicação.
Eu atuo na área de Aperfeiçoamento da Comunicação há 06 anos. O que eu venho percebendo atendendo inúmeros clientes a falta de “consciência” da forma como se comunica e perdendo assim, oportunidades de conquistar um emprego ou uma promoção tão sonhada.Então, eu quero te ajudar a ter consciência a partir dicas, orientações e notícias sobre fala dicção, projeção vocal, qualidade da voz, postura corporal, expressões faciais, construção de argumentos etc.

Acesse o meu Blog pessoal: www.phvoz.com
Lá você encontrará textos enriquecedores para continuar a sua jornada de Sucesso!!

Ver todas as colunas

Dicção: A arte de articular bem



No texto que postei no dia 29 de julho, eu expliquei e dei dicas sobre as pausas disfluentes e como eliminá-las. Mas se você ainda não leu, volte no post anterior e leia, pois têm informações relevantes que eu fiz especialmente pensando em você para construção de uma comunicação eficiente, segura e que alavanque ainda em 2018 a sua carreira.

Antes de entrar no assunto, quero te pedir que compartilhe essas informações com seus amigos, familiares, conhecidos, vizinhos, com todo mundo. E mande um e-mail para mim com comentários sobre esse post, suas dúvidas, o que te incomoda na sua forma de falar, para que eu possa te ajudar escrevendo um texto sobre isso, porque pode ser um problema seu e de outras pessoas.

No título do post eu dei a definição de dicção, mas você precisa entender que articular é muito mais que movimentar de forma harmônica os lábios e a língua para produzir os sons das vogais e consoantes de cada palavra. Mas sim, melhorar a projeção da voz, aumentar a clareza da mensagem, ter uma produção vocal eficiente e saudável.

Você pode se perguntar como assim? Quando você pronuncia a palavra “casa”, o seu ouvinte entende cada fonema isolado que representa [c- a – s – a] , mas se um som desse fonema fica  ininteligível, prejuízo da compreensão quando você falar no ritmo rápido ou devagar demais, você pode ter um problema de dicção.

No próximo post, eu irei explicar sobre o ritmo de fala, não se preocupe se você não sabe o que significa.

E como se resolve o problema de dicção? Primeiro você precisa ter “Consciência” da forma como você movimenta as suas estruturas da boca (lábios e língua), caso não tenha essa consciência vai para frente do espelho fale algo e observe como você movimenta as estruturas. Depois de observar, pegue o gravador do celular e fale de novo, olhando para o espelho e gravando para ouvir depois.

Mas caso, você já tenha consciência, as pessoas a sua volta já te deram esse feedback que não entende o que você fala, você precisa se mobilizar para melhorar a sua articulação.

Eu poderia sugerir como estratégia que você utilize trava-língua para ajudar na sua dicção, com certeza se você já pesquisou sobre esse assunto no Google ou Youtube sempre indicam essa estratégia, mas sinceramente, eu prefiro que não utilizem, pois não é um exercício motivador, agradável para fazer sozinho. E fora, que fazer o exercício de trava- língua requer uma estratégia de associação com outros exercícios para que se torne mais eficiente. 

Então, a minha dica é que você escolha uma música, ou um texto, ou uma matéria de jornal, leia em voz alta articulando bem na frente do espelho, porque você precisa desse retorno visual da movimentação das estruturas, mas cuidado que são músculos que podem fadigar. Outra estratégia, quando você tiver almoçando, lanchando, mastigue bem para que sinta a movimentação.

A técnica de mastigar bem os alimentos aumenta o equilíbrio da qualidade vocal, aquecimento da voz, etc.

Você pode está questionando como vai saber se está articulando ou mastigando bem. É muito simples, basta movimentar além do seu habitual, tipo se movimentar pouco tente aumentar essa movimentação, mas volto a dizer cuidado para não fadigar o músculo, lembre da academia se você pega excesso de peso no treino do dia, vai chegar um momento que vai sentir dor, fadiga, a mesma coisa no músculo dos lábios e língua. Fora que tem articulação temporomandibular (ATM) que  precisa tomar cuidado também.

O ideal que você realize essas estratégias diariamente, pois a clareza da mensagem, uma boa projeção da voz dependem de uma boa dicção.

Agora, se seu problema de dicção esteja relacionado à dentição, procure acompanhamento de um dentista, se a dica que eu falei não melhorar a sua dicção procure um fonoaudiólogo que vai te acompanhar de perto.

Mas uma coisa, não pense você realizando essas estratégias por um, dois dias ou uma semana ou um mês terá uma melhora de 100% da sua articulação. Claro que não, a melhora ocorrerá de forma gradativa e diária. E você vai perceber isso ao longo do tempo, que a sua forma de articular e a clareza da mensagem estão mais  “limpa”.  










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.