"/>

Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019

Ângela Schiezari Garcia

Educadora física; fisioterapeuta; osteopata;
radiestesista genética; microfisioterapia em formação.
Terapeuta de self-healing,leitura biológica, pós-graduada em ginástica postural corretiva,em fisiologia do exercício e em personal training.
Estágios:
* Laboratório do Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esportes da USP.
* Condicionamento Físico e Reabilitação Cardiovascular na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do INCOR HC – FMUSP.
Escritora, com livro de poesias "A Real Dualidade", publicado em 2007.

Ver todas as colunas

Efeitos da Osteopatia no tratamento de gastrite.




 

Os maus hábitos alimentares, o fumo, a bebida, as situações de estresse do indivíduo e o uso de medicação oral transformam o sistema digestório em uma região anatômica muito vulnerável.

 A gastrite é considerada uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste a parede interna do estômago provocada por diferentes fatores como a bactéria Helicobacter pylori, o uso prolongado de ácido acetilsalicílico e de anti-inflamatórios.

A dor da gastrite se inicia na região epigástrica, logo abaixo do osso esterno (parte anterior do tórax) e pode vir acompanhada de azia ou queimação se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia piora quando a pessoa se deita depois de uma refeição rica em gorduras.

A perda de apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito. O histórico clínico e endoscopia (exame que permite visualizar a mucosa do estômago) são fundamentais para o diagnóstico de gastrite.

            O estômago digere alimentos, secreta hormônios e acrescenta um fluído ácido transformando os micronutrientes em massa viscosa (quimo), devido a ação enzimática e a contração muscular.

O sistema gastrintestinal recebe influências do sistema nervoso autônomo (sistema nervoso parassimpático e simpático). A estimulação parassimpática estimula o peristaltismo (contrações musculares rítmicas e coordenadas para movimentar o alimento pelo trato digestivo), o relaxamento dos esfíncteres e o aumento de secreção das glândulas gastrintestinais; o sistema nervoso simpático inibe o peristaltismo e aumenta o tônus dos esfíncteres. Sendo assim, o estresse é um dos fatores que pode levar a disfunções no sistema.

O suprimento nervoso simpático do estômago se origina nos segmentos das vértebras T6 até T9 da medula espinhal.

As aderências, a ptose abdominal (desequilíbrio e fraqueza muscular na região abdominal, projetando os órgãos para frente), a restrição muscular como espasmos, cicatrizes internas e fixações dentro dos tecidos de suporte das vísceras influenciam negativamente o movimento visceral.

 Há ainda estudos que relacionam os efeitos benéficos da massagem visceral sobre a amplitude lombar, levando em consideração as relações anatômicas e fisiológicas existentes entre a cavidade abdominal, a coluna lombar e a melhora da mobilidade visceral.

Alguns autores sugerem a liberação fascial do estômago para favorecer a sua mobilidade, melhorando o peristaltismo, o tônus da musculatura lisa esofagogástrica, proporcionando a total funcionalidade.

Vários estudos comprovam os efeitos positivos da intervenção fisioterapêutica, por meio de técnicas manuais e osteopáticas no tratamento da gastrite, com alterações funcionais no sistema gastrointestinal, desde a azia até a hérnia de hiato, que favorecem também a melhoria qualidade de vida dos pacientes.

      

 

 

 

Ângela Schiezari Garcia

 

CREF 000690-G /SP - CREFITO 162573-F

Educadora física e fisioterapeuta

Osteopata, terapeuta self-healing

Terapeuta floral e de leitura biológica

 

 Studio Prátik – Rua Pedro Vaz, 291 – Centro

São Roque – SP – CEP: 18130-490

Fone: (11)4784-6289










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.