Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019

Caroline Silva Fraga

Eu sou Fonoaudióloga, Palestrante, trabalho com aperfeiçoamento da comunicação.
Eu atuo na área de Aperfeiçoamento da Comunicação há 06 anos. O que eu venho percebendo atendendo inúmeros clientes a falta de “consciência” da forma como se comunica e perdendo assim, oportunidades de conquistar um emprego ou uma promoção tão sonhada.Então, eu quero te ajudar a ter consciência a partir dicas, orientações e notícias sobre fala dicção, projeção vocal, qualidade da voz, postura corporal, expressões faciais, construção de argumentos etc.

Acesse o meu Blog pessoal: www.phvoz.com
Lá você encontrará textos enriquecedores para continuar a sua jornada de Sucesso!!

Ver todas as colunas

Encante com a sua voz: projeção vocal



No texto que postei no dia 04 de agosto, eu expliquei  como a pausa silenciosa pode ser seu aliado ou seu vilão na comunicação e ainda mencionei dicas, se ainda não leu, leia pois têm informações relevantes que eu fiz especialmente, pensando em você para construção de uma comunicação eficiente, segura e que alavanque ainda em 2018 a sua carreira.

Antes de entrar no assunto, quero te pedir que compartilhe essas informações com seus amigos, familiares, conhecidos, vizinhos, com todo mundo. E mande um e-mail para mim com comentários sobre esse post, suas dúvidas, o que te incomoda na sua forma de falar, para que eu possa te ajudar escrevendo um texto sobre isso, porque pode ser um problema seu e de outras pessoas.

Você já parou para pensar sobre a mágica do ar que você inspira pelas suas narinas  que vai até os seus pulmões e  volta passando pelas pregas vocais e saem pela sua boca em forma de voz? Se ainda não parou, hoje você vai se encantar com a sua projeção da voz.

A definição de projeção vocal, também conhecida como ressonância, é a saída do ar no ato da fala pela laringe, cavidade nasal e cavidade oral.

Não se preocupe, a definição é a única parte técnica que você irá ler, explicar  o funcionamento da voz até a projeção vai tornar o texto muito cansativo e  bastante desmotivador para lê-lo. E esse não é o meu objetivo, mas sim, simplificar as informações para que você mergulhe e se encante pela sua voz e conquiste quem você quiser.

Então, projetar a voz é muito mais que saída do ar pelas estruturas ressonadoras (cavidade nasal, cavidade oral e laringe), pois uma voz com harmonia e bem projetada requer uma boa intensidade, uma boa dicção e também a sua frequência fundamental (grave ou agudo) da voz utilizada no dia a dia, ou seja, é um conjunto para conquistar uma boa projeção vocal.

Com relação, a intensidade e dicção já existem textos falando, se você não leu corre para ler, mas se você já leu e quer relembrar volta lá também, mas sobre a frequência fundamental falarei no momento oportuno.

A projeção adequada e equilibrada envolve o foco ressonantal (cavidade oral + cavidade nasal), conhecido como nasobucal. Os em desequilibro são vários, como o foco ressonantal hiponasal pense em uma voz de alguém gripado; foco laringofaríngeo pense em uma voz rouca; foco faríngeo pense em uma voz estridente, irritante, caso você não saiba como é esse tipo de voz, pesquisa no Youtube que têm diversos vídeos explicando.

Eu citei três tipos de foco ressonantal em desequilíbrio, mas no total são seis. Como eu falei acima não quero aprofundar em partes técnicas, mas se você tiver interesse manda um e-mail para mim que eu te explico com maior prazer.

Você deve está se perguntando como vai saber o seu tipo de ressonância.  A única forma de saber é fazendo uma avaliação perceptual do comportamento vocal com um fonoaudiólogo e também fazendo uma avaliação médica com otorrinolaringologista para saber como se encontra o fechamento e mobilidade do músculo velofaríngeo responsável pela emissão clara dos fonemas nasais e orais.

Você pode falar que pagar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo não é ainda a sua prioridade para saber da sua ressonância. Mas como eu quero te ajudar, eu vou dar dicas para você perceber se seu foco ressonantal equilibrado é o nasobucal. Então, você pode tocar o seu rosto para sentir a vibração quando fala, como também pode tampar e destampar o nariz de forma alternada para sentir aonde vibração é mais forte.

Eu quero frisar que por mais que explique nos textos, dando dicas, informações sobre comunicação, nada substitui uma avaliação com o fonoaudiólogo para você conhecer e melhorar a sua comunicação.

Agora, eu quero deixar uma estratégia para ajudar a sua ressonância a ser nasobucal, que é utilizando o texto de Manuel Bandeira, Os Sinos, o qual eu adaptei eliminando a maior parte do texto e deixando as palavras com terminações em “em que ajuda no equilíbrio ressonantal.

Texto adaptado:

Sino de Belém...

Sino de Belém, pelos que ainda vêm!

Sino de Belém bate bem – bem – bem

Sino de Belém, que graça ele tem!

Sino de Belém, como soa bem!

 

Obs: Você pode lê-lo todos os dias.










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.