Site: www.eupsicanalista.com.br Faz atendimentos psicanalítico online."/>

Quinta-Feira, 1 de Outubro de 2020

Edson Carlos de Sena

Edson Carlos de Sena - psicanalista, psicopedagogo, pedagogo, pós-graduado em Revisão de Texto, biblioterapeuta, estudante de Letras (graduação) e Autismo (pós-graduação), escritor... bemólogo (seguidor e fundador da Bemologia- uma nova "ciência" e uma nova "religião".
Site: www.eupsicanalista.com.br Faz atendimentos psicanalítico online.

Ver todas as colunas

Encontro de Tuberculosos / Parte I



O Inconveniente / Encontro de Tuberculosos

 

... Mais um final de tarde e lá estavam os três tuberculosos a discutirem sobre coisas da filosofia. Desta vez o tema em pauta era: QUEM É O INCONVENIENTE?

Pneumonia, o mais velho, já idoso, começa sua oratória:

_ O inconveniente é aquele que mais que interromper um pensamento (uma conversa), é aquele que introduz um novo tema que nada interessa os demais.

Resfriado, o mais novo, um jovem, acrescenta:

_ Decerto Pneumonia, sua colocação é brilhante, mas ainda somaria ao seu discurso dizendo que o inconveniente é aquele que não tem a sabedoria de ouvir, pois se soubesse ouvir não seria tão imprudente ao ponto de interromper um discurso para implementar outro.

Gripe, o de meia idade, acrescenta:

_ Certamente que suas reflexões estão corretas, mas será que sempre o inconveniente é sempre um inconveniente? Às vezes, a mudança de assunto pode, depois, incrementar ainda mais a antiga discussão, não é verdade? Devemos ser mais tolerantes com os inconvenientes, mas nunca devemos permitir que eles continuem com este péssimo habito: a inconveniência.

______________________

 

O Discurso Desagradável / Encontro de Tuberculosos

 

Lá estavam reunidos os Três Tuberculosos (Pneumonia, de mais idade; Gripe, de idade média e Resfriado, um jovem.) em mais um Final de Tarde Filosófico, que por sinal viraram grandes eventos tais encontros. A discussão dessa vez era sobre O DISCURSO DESAGRADÁVEL.

Nesse encontro o jovem Resfriado começou a falar sobre o tema:

_ Caros amigos este tema (O Discurso Desagradável) parece coisa vã, entretanto não é. Mesmo em meus poucos anos de vida, já passei por vários encontros que me deixaram exausto só de ter que suportar o discurso desagradável de alguns oradores. Faltava eloquência, paixão na voz e principalmente no discurso. Por mais interessante que fosse o tema, porém o orador impunha-lhe um fardo, era muito cansativo o fato de ter que aguardar até o final.

Gripe ergueu a mão e pediu a licença da palavra. Resfriado a concedeu com um sorriso dizendo:

_ Claro!

Então, Gripe Falou:

_ Caro Resfriado e caros amigos aqui presente, tocou-me o coração duas palavras proferidas por este jovem tão espirituoso, foram estas: “eloquência” e “paixão”. Acredito serem estas umas das armas mais letais de um orador. Mesmo podendo ter significado semelhantes no contexto em que foram usadas, entretanto elas têm vida própria. Eloquência exprime uma dinâmica de persuasão, em que podem ser aplicadas algumas técnicas, e muitos podem dizer que a paixão faz parte da eloquência, entretanto eu não restringiria paixão a uma parte da eloquência em um discurso, mas diria que a paixão é como um vulcão que incendeia e consome a todos, pois em um bom discurso, ou seja, em um discurso com paixão, nós somos consumidos, no bom sentido.

Após a colocação de Gripe, Pneumonia comentou:

_ Encantado estou com as palavras de vocês meus caros amigos.

E acrescentou:

_Em meu percurso, que se estende até aqui, ouvi muitos discursos, muitos tiraram lágrimas dos meus olhos de tão comoventes e outros que me levaram ao cansaço com poucas palavras. Mas não posso deixar de dizer que dos muitos que me trouxeram lágrimas de comoção, depois, quando parei para refletir sobre esses, percebi que eram falaciosos, e outros que me levaram ao cansaço me fizeram um bem sem tamanho. Mas uma coisa é certa: para os iniciantes nos caminhos das reflexões filosóficas a eloquência e a paixão fazem bom efeito, porém fica o alerta.

Pneumonia foi aplaudido por todos.










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.