Sexta-Feira, 5 de Março de 2021

Walber Sousa

Consultor Empresarial, atua em empresas de Pequeno e Médio porte, nas áreas Administrativa, Finanças e Controladoria; Formação em Ciências Contábeis, Pós Graduação em Contabilidade Gerencial e Controladoria e MBA FGV em Gestão Empresarial.

Ver todas as colunas

Estávamos para fechar de repente tudo mudou!!!



Estávamos para fechar de repente tudo mudou!!!

085-11-2017

A crise atual 2014 a 2017, fez estragos absurdos em toda economia, foi muito difícil encontrar um empresário que não tenha sentido o efeito ferrenho dessa crise.

Dentre os diversos segmentos que atuamos, com certeza uns sofreram mais que outros, quem tinha planos de crescer, deixaram esses projetos em “stand by” para se manterem vivos e em seguida retomar.

Não foi caso isolado, mas era comum conversar com empresários que já não tinham a certeza se valia ou não a pena dar continuidade em suas empresas, a persistência parecia ter se esgotado, e um cenário extremamente negativo era o que se via pela frente.

É nessa hora que alguém preferencialmente especialista “frio” deve ser consultado para se posicionar com relação a viabilidade ou não da empresa, entender o negócio e sugerir alternativas para a reviravolta na gestão; fazer com que as ideias (boas o não) ou a falta delas se encerrem e possamos “virar a página”, com ações e indicadores a empresa possa novamente enxergar uma luz ao final do túnel que muitas vezes parece não mais existir.

Sem citar nomes, apenas relatando o que passamos em 2016, um grupo tradicional em nossa região, empresa conceituada com pouco mais de 20 anos de atuação, estava ao ponto de encerrar suas atividades, nos reunimos para discutir esse momento que estava sendo discutido pelos sócios que viam nessa decisão a única e menos danosa alternativa; foi então quando numa discussão (de forma educada sempre) pouco mais acalorada, mostrando que estávamos num cenário de “guerra” e que desistir naquele momento seria a pior decisão, seria como se estivéssemos “no meio de um rio, voltarmos a margem que saímos seria mais danoso do que continuamos seguindo a outra margem”; entre outras informações chegamos a conclusão que não era hora de parar.

Definimos pontos que deveriam ser trabalhos de imediato, convocamos os principais líderes “se é que podíamos assim definir” e apresentamos o plano de ação, criamos relatórios que indicavam os objetivos que buscávamos atingir e acompanhávamos periodicamente se estávamos no caminho certo ou não, e quando percebíamos que não estávamos, o que podíamos fazer era ajustar os planos inicialmente definidos.

Hoje praticamente 1 anos após todo esse cenário, nossos trabalhos continuam, não tínhamos como definir prazo para terminar essa ação de acompanhamento, até porque a “crise” apesar de mais fraca ainda continua entre nós, porém, mais fraca, PIB apontando apara 0,7% em 2017, desemprego em queda, inflação sob controle na casa de 3,5%aa.

A empresa hoje continua com algumas dificuldades, porém, reposicionada no mercado, os custos sob controle, as vendas crescendo aos poucos e o mais importante, as vendas passaram a crescer não de maneira orgânica como historicamente acontecia, mas baseada em estratégias, em captações de oportunidades, com políticas de remuneração variável a equipe comercial e tudo isso com o objetivo de fazer com que a Margem da empresa seja ainda maior, pois somente aumentar o faturamento, como muitas empresas fazem, não iria resolver a situação.

Vender mais, não significa estar melhor, muitas vezes, “somente estaremos aumentando o tamanho do buraco que irá aparecer adiante”!!!

Atuamos no segmento de Consultoria e Assessoria Empresarial para empresas de Sorocaba e Região.

Walber Almeida Xavier de Sousa (Diretor)

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

Telefones: (15) 30130868 / 988151487 / 991051487

Consultoria Empresarial para empresas de Pequeno e Médio porte, atuamos com Gestão Empresarial nas áreas de Controladora, Finanças e Controladoria.










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2021, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.