"/>

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019

Ângela Schiezari Garcia

Educadora física; fisioterapeuta; osteopata;
radiestesista genética; microfisioterapia em formação.
Terapeuta de self-healing,leitura biológica, pós-graduada em ginástica postural corretiva,em fisiologia do exercício e em personal training.
Estágios:
* Laboratório do Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esportes da USP.
* Condicionamento Físico e Reabilitação Cardiovascular na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do INCOR HC – FMUSP.
Escritora, com livro de poesias "A Real Dualidade", publicado em 2007.

Ver todas as colunas

GINÁSTICA PARA ADOLESCENTES – 13 ANOS DA PRÁTIK COM VOCÊ



Na sequência dos textos destacando o trabalho realizado pela Prátik, em comemoração ao mês de aniversário, o foco desta semana volta-se para o público de 11 a 18 anos, representando em média 35% de nossos alunos. São adolescentes criativos, inteligentes, alegres e muitos deles são esportistas, principalmente das modalidades de basquete, futebol, ciclismo, tênis e vôlei.

A proposta para esta faixa etária é complexa e abrange os exercícios posturais, cardiorrespiratórios, neuromusculares, de propriocepção[*] e equilíbrio e de habilidades específicas.

Os exercícios posturais visam desenvolver a postura adequada ou corrigir a postura inadequada assumida ao longo do dia, devido às posições mantidas por muito tempo nas carteiras escolares, nos sofás ou camas, enquanto os jovens manuseiam seus laptops ou assistem à TV. É uma fase em que ocorrem profundas transformações fisiológicas e estruturais, que também incluem o estirão de crescimento, com as respectivas dores articulares e alterações no centro de gravidade, na coordenação motora, na força muscular e em outras capacidades físicas.

Os exercícios cardiorrespiratórios são importantes para a melhoria do condicionamento físico, voltado à saúde ou no caso de atletas, ao refinamento esportivo. Antes de iniciar o trabalho específico, o aluno realiza o teste ergométrico em um cardiologista para o cálculo ideal de sua freqüência cardíaca (FC) alvo, determinando o limiar inferior e o limiar superior de treinamento e também para receber o aval por escrito (atestado médico), liberando-o para a prática da atividade física eficaz e segura. Durante as aulas nos ergométricos ou atividades de alta intensidade, a FC é monitorada para que o aluno permaneça em sua zona de treino e, com isso, obtenha os ganhos em seu desempenho.

Os exercícios neuromusculares são realizados com as sobrecargas de trabalho graduais, inicialmente com o peso do próprio corpo, preparando as articulações, músculos, ligamentos e tendões para então, após a fase de adaptação, aumentar a intensidade de trabalho baseada na avaliação física inicial e na sua evolução, durante as sessões de treinamento. É importante frisar o cuidado com os alunos mais novos, para que não haja sobrecarga acentuada.

No caso específico do treinamento com o objetivo de ganho de massa, ressaltamos a grande preocupação e cuidado em respeitar as etapas do crescimento e do desenvolvimento físico e motor. Indicamos a visita aos profissionais multidisciplinares como endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo caso necessário, entre outros. Não recomendamos em hipótese alguma o uso de anabólicos ou qualquer outro tipo de suplementação.

Indicamos a alimentação saudável, estimulamos hábitos de vida regrados e de acordo com os estudos mais recentes nas áreas da saúde e do fitness.

Os exercícios de propriocepção e equilíbrio são importantes para posicionar melhor as estruturas corporais no espaço e auxiliar o aluno, principalmente na fase do estirão quando ele sente grande dificuldade na localização e no posicionamento desses segmentos. Sua autoimagem e autoestima podem ser alteradas e até influenciar no comportamento.

Os exercícios específicos de habilidades como o chute no futebol, o passe ou o arremesso no basquete, o salto no vôlei são aprimorados para os atletas, visando à melhoria da técnica do movimento e exige grande refinamento de habilidades. Essa etapa de treinamento é muito detalhada e utilizada somente nos casos dos atletas.

O treinamento funcional também é uma modalidade utilizada, pois visa à fluência de movimentos do cotidiano e aprimora as estabilizações abdominais e de ombros, importantes em todas as etapas do treinamento. É preciso ter muita cautela no tratamento de adolescentes, pois muitas alterações psicológicas e emocionais significativas ocorrem em paralelo, desde oscilações de humor até depressão e síndrome do pânico, nos casos mais graves. Os professores monitoram o comportamento durante as aulas, procurando auxiliar o aluno em todos os aspectos possíveis de serem observados, e caso seja necessário, a academia entra em contato com seus pais para dar ciência de qualquer tipo de mudança no comportamento.

Nossos alunos recebem o carinho e a atenção, para que consigam atingir metas da maneira mais harmoniosa e prazerosa possível e suas fichas de treinamento são reavaliadas semanalmente para as possíveis alterações ou observações.

Além disso, alguns alunos passam por períodos estressantes de pré-vestibulares e eles são preparados através das aulas de relaxamento e flexibilidade, que visam não só aliviar as tensões musculares, como também as emocionais, ativando o sistema nervoso parassimpático.

Eles adoram realizar este tipo de aula, embora alguns relatem sentir dor durante os alongamentos, na fase inicial, devido aos encurtamentos musculares.

*Propriocepção – É a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão, permitindo a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular, localizado no ouvido interno.

 

 

Giovana Alves, 17 anos: "Não tenho mais as dores nos joelhos e me sinto mais disposta, depois que comecei a academia."

 

 

Gabriel Fedele, 13 anos: "Conheci pessoas, melhorei a postura, o físico e melhorei de vida."

Rafaela Formagio, 12 anos:"Estou mais calma e emagrecendo depois que comecei a academia."

 

 Claúdio Carvagere, 15 anos: "Melhorei fisicamente,psicologicamente, socialmente e aliviei meu nível de estresse."

 

Giovanni Boschini, 16 anos: " Comecei a academia desde criança, com a ginástica postural e hoje faço um trabalho de fortalecimento muscular. Sinto mais disposição, minha postura melhorou e minha auto-estima também."

 










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.