Sábado, 21 de Maio de 2022

Gustavo Moraes

Gustavo Moraes trabalha com desenvolvimento e marketing online e acompanha há anos o mercado de internet, tendências e novidades do mundo digital.

Ver todas as colunas

Groupon registra prejuízo de 102 milhões de dólares!



Para quem acha que ganhar dinheiro está fácil, que é só ter uma idéia boa e sair faturando, repense e reveja seus conceitos. Não é tão simples assim.

Nesta quarta-feira (10) fui surpreendido com a notícia de que o Groupon, maior site de compras coletivas do mundo registrou prejuízo de mais de 100 milhões de dólares. Uma cifra que seria suficiente para quebrar muitas das grandes empresas que conhecemos.

 

No mundo da tecnologia e principalmente na internet, muitas empresas crescem de forma descontrolada e em poucos meses possuem centenas ou até milhares de funcionários (que é o caso do Groupon) e faturamento de centenas de milhões de dólares. Mas toda essa estrutura não sai de graça e por mais que a empresa venda muito, também gasta muito. Do que adianta ganhar 100 bilhões se você gastar 101 bilhões? Isto não lhe tornará bilionário, nem sequer rico, já que o que você terá é uma bela dívida de 1 bilhão. Matemática básica, sim.

No Brasil já temos mais de 1.500 sites de Compra Coletiva, mas não diferente dos demais ramos de negócio e empresas brasileiras, nem metade deles sobrevive por mais de 6 meses.

Muitos especialistas relatam sobre a existência de uma “bolha” dos sites de compras coletivas. Semelhante a “bolha” vivida pelas empresas de internet no final dos anos 90, quando empresas que não faturavam nenhum centavo valiam milhões na bolsa de valores de Nova York e outras espalhadas pelo mundo.

Pouco tempo depois o mercado caiu em si que aquilo tudo não era real. Foi quando estourou a “bolha” e centenas de empresas de tecnologia faliram e levaram com elas milhares de investidores que foram iludidos e seduzidos pela possível facilidade em ganhar dinheiro fácil.

Ainda é cedo para dizer se presenciaremos algo parecido com estes tipos de site, mas é bom ficarmos atentos e com os pés no chão.

Não torço contra os sites de Compras Coletivas, muito pelo contrário, acho um ótimo modelo de negócio, no entanto muito alarde foi feito. O mercado é muito novo e tem muito para aprender, apenas quem trabalhar sério sobreviverá.












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2022, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.