"/>

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019

Ângela Schiezari Garcia

Educadora física; fisioterapeuta; osteopata;
radiestesista genética; microfisioterapia em formação.
Terapeuta de self-healing,leitura biológica, pós-graduada em ginástica postural corretiva,em fisiologia do exercício e em personal training.
Estágios:
* Laboratório do Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esportes da USP.
* Condicionamento Físico e Reabilitação Cardiovascular na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do INCOR HC – FMUSP.
Escritora, com livro de poesias "A Real Dualidade", publicado em 2007.

Ver todas as colunas

Importância da alimentação para a saúde



Importância da alimentação para a saúde

A  história da alimentação é tão antiga quanto a vida desde os tempos do Homem pré-histórico, que se alimentava de frutas, folhas ou grãos, o essencial das calorias que ele necessitava.

O livro “História da alimentação” aborda a alimentação como a satisfação de uma necessidade fisiológica e reflete a diversidade de culturas e costumes, modelando a identidade de cada povo de acordo com a produção, as estruturas sociais, as representações dietéticas e religiosas. As relações entre os aspectos da cultura e a maneira de se alimentar existem desde a era do fogo até a chegada do fast-food (FLANDRIN E MONTANARI, 1996). Podemos conferir e compreender aspectos das origens e do patrimônio gastronômico, com o objetivo de auxiliar nas melhores escolhas de um cardápio nutricional.

A relação entre a alimentação e a saúde é fundamental, pois a dieta tem a função de promover bem estar, por meio de alimentos que estimulam o sistema imunológico, aumentam a vitalidade, o poder de raciocínio,  promovem a melhora do humor, reduzem o estresse e protegem o coração.

Existem estudos na área, com pesquisas e autores polêmicos, que defendem dietas variadas. Esta gama de informações acaba por confundir as pessoas, principalmente, as leigas, que muitas vezes, se atrevem a seguir as “loucuras” preconizadas pela mídia, sem fundamentos científicos.

Por este motivo, é fundamental o trabalho especializado junto a um nutricionista, bem como a adequação de nutrientes imprescindíveis ao desempenho das funções orgânicas. Alimentação adequada é aquela que enriquece o sangue, nutre as células, fortalece os órgãos e glândulas, auxiliando na prevenção e em alguns casos, na cura de algumas doenças. Os diferentes tipos de células necessitam de diferentes tipos de nutrientes, por exemplo, o cálcio é essencial para os dentes e ossos, as vitaminas A e D para a pele, o ferro e a vitamina B12 para o sangue. É importante realizar um plano alimentar, que deverá conter os nutrientes necessários aos diversos sistemas corporais.

Alimentos industrializados, conservas, gorduras saturadas, alimentos refinados como o sal, farinha e o açúcar devem ser evitados Quando a dieta é deficiente, ela poderá comprometer o sistema imunológico, permitindo que o corpo fique mais suscetível às infecções e doenças (MC KEITH, 2005).

A natureza disponibiliza a nutrição completa, por meio de cereais integrais, verduras, raízes, frutas, nozes, castanhas, legumes e leguminosas. Estudos indicam que estes alimentos possuem digestão leve, favorecendo as funções intestinais, o hálito puro e o sono mais profundo, além de serem preventivos e regeneradores, devido à presença de sais minerais, proteínas de fácil assimilação, gorduras insaturadas, clorofila, enzimas e energia solar concentrada (WALZBERG, 2003).

Por vários motivos, como os expostos acima, precisamos ser cautelosos na busca de conhecimentos, a fim de obtermos dados mais precisos e seguros para a elaboração de uma dieta balanceada. Bom senso, alimentos naturais fracionados ao longo do dia, boa mastigação, local adequado para fazer a alimentação, de preferência calmo e longe do noticiário trágico da TV, com certeza podem  fazer a diferença nas escolhas.

Assim como a atividade física precisa ser escolhida a partir de critérios específicos, a alimentação saudável também deve associar-se as necessidades, as exigências diárias e aos nossos gostos pessoais.

Dr. Peter D’ Adamo (2005), em seu livro “A dieta do tipo sanguíneo”, correlaciona as características de cada tipo sanguíneo, com as dietas mais adequadas e os meios para se evitar os problemas de saúde. Após mais de 30 anos de pesquisas e estudos científicos na área, ele apresenta o roteiro de um plano de saúde adaptado a cada tipo sanguíneo.

A arte de preparar e servir com amor, de forma atraente  satisfazem os sentidos do paladar, da visão, do olfato, do senso estético e manifestam no colorido de cada nutriente, a alegria de viver e de comer com prazer!

Drª Gillian Mc Keith (2005), autor de "Você é o que você come" exemplifica o poder da alimentação natural no processo de emagrecimento com saúde e energia.

Ao refletirmos sobre estas questões, podemos ter um referencial para determinar escolhas.

Será que podemos selecionar melhor nossos alimentos???










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.