"/>

Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019

Ângela Schiezari Garcia

Educadora física; fisioterapeuta; osteopata;
radiestesista genética; microfisioterapia em formação.
Terapeuta de self-healing,leitura biológica, pós-graduada em ginástica postural corretiva,em fisiologia do exercício e em personal training.
Estágios:
* Laboratório do Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esportes da USP.
* Condicionamento Físico e Reabilitação Cardiovascular na Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do INCOR HC – FMUSP.
Escritora, com livro de poesias "A Real Dualidade", publicado em 2007.

Ver todas as colunas

Importância da atividade física para a saúde I



Importância da atividade física para a saúde I

    Definição e vantagens da prática

 

A atividade física (AF) em educação física é definida como "qualquer movimento corporal, produzido pelosmúsculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso". De acordo com Nunes (1999), a AF é favorável à manutenção da saúde e ajuda também na prevenção das doenças.

A ausência de atividade física origina um maior acúmulo energético, podendo ser fator para o desenvolvimento da obesidade (MOTA, 2002). A constatação da prevalência de indivíduos com sobrepeso e obesidade fornece dados para programas de educação para a saúde, que integram a prática orientada de atividade física e a instalação de hábitos alimentares saudáveis, como medidas preventivas.

Assim como a respiração é considerada fator indispensável para a realização de qualquer tipo de movimento, por meio da circulação e do equilíbrio metabólico, nossos músculos também foram projetados para uso regular e sua ação também depende de respiração eficiente e adequada. Caso a pessoa não os exercite, ela provavelmente apresentará problemas posturais, fisiológicos e deficiências decorrentes desses desajustes como má digestão, constipação intestinal e enxaqueca.

A prática da atividade física é natural ao ser humano, porém com o avanço tecnológico, o desenvolvimento econômico e o progresso, essa prática ficou muito comprometida. A energia física despendida para o cultivo de uma horta, para a produção do alimento, entre diversas atividades foi substituída por outros tipos de energia e o homem se tornou cada vez mais sedentário. Vários estudos indicam a relação do sedentarismo com o aumento de problemas cardíacos, principalmente em países industrializados.

Desta forma, o exercício físico poderá ajudar em muitos aspectos da saúde: a melhora da postura, através de músculos fortalecidos; ativação da circulação sanguínea para a eliminação de toxinas e impurezas do sangue, inclusive de metais pesados como o chumbo, ferro, que poderiam produzir sérias doenças.

Pesquisas comprovam que a atividade física auxilia também no controle de algumas doenças, como o diabetes, pois incentiva o metabolismo da insulina, hormônio responsável por transportar a glicose para dentro das células. Durante a atividade física, as células musculares necessitam de maior quantidade de glicose para a produção da energia necessária e assim estimulam a produção de insulina, que aumentam a captação da glicose do sangue, o que faz reduzir a glicemia do diabético. A osteoporose é outra doença controlável pela atividade física devido ao aumento de cálcio para o interior das células, durante o impacto das atividades como caminhada ou musculação, por exemplo. Estes fatores são estimulantes para o aumento de massa óssea, tornando os ossos mais fortes.

A atividade física auxilia na liberação de hormônios, entre eles as endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar, alívio de dores e desconfortos e redução da ansiedade, do estresse e da fome. A pessoa torna-se mais tranqüila, serena e alegre, favorecendo a eficiência das atividades diárias e profissionais.

Nesta perspectiva, a atividade física se assume como fator de prevenção de uma série de doenças associadas à inatividade física. A infância e a juventude são consideradas idades fundamentais para a promoção de hábitos  saudáveis que perdurem para toda a vida.










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.