Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019

Flaviana Souza

Formada em Publicidade e Propaganda (UNIBERO) e Eventos (ANHEMBI MORUMBI); estudante de MBA de Criatividade e Inovação no Ambiente Empresarial (UNICESUMAR) e de pós-graduação em Gestão Pública (FAEL); com pós-graduação em Gestão Cultural (Senac), Metodologia do Ensino de Artes (Uninter) e Educação Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual; tem formação profissionalizante em Artes e Design (CDS) e Museologia (MCDB).

É trainee em Inovação na Gestão Pública no Laboratório de Inovação na Gestão do Governo do Estado do Espírito Santo. Trabalhou na área da cultura na implantação do Museu da Obra Salesiana no Brasil, em São Paulo-SP, e em Campo Grande-MS colaborou com a transferência do Museu das Culturas Dom Bosco para nova sede. Foi colunista semanal do site As Operárias.

O mínimo que se espera de alguém que tem 31 anos de idade e 29 dentro de uma instituição de ensino é que transmita um pouco do que aprendeu ao longo dos anos. Esse é o desafio do momento.

Agora pretende se disciplinar e manter essa coluna sempre atualizada. (de novo rs)

Ver todas as colunas

Laboratórios de Inovação: o que são?



Quem não gostaria de ser reconhecido por ser inovador? O termo inovação enche os olhos da maioria que o escuta mas também intimida àqueles que são mais céticos. Dentro do universo dos negócios, do empreendedorismo, inovar é sinônimo de sucesso.

Pensando em formas de tornar a inovação prática e não apenas teoria, as empresas passaram a investir em espaços dinâmicos, designados para a criatividade com colaboração, concentração, aprendizagem e socialização e que incentivem a troca de conhecimentos, experiências e o desenvolvimento de ideias. A esses espaços damos o nome de Laboratório de Inovação. São nos Laboratórios, ou simplesmente LABs, que se estimula brainstormings e experimentações visando criar novos produtos, novos serviços ou mesmo orientar a reformulação de processos.

Ter um LAB de Inovação, significa proporcionar uma gama de benefícios. Inovar engloba desenvolver soluções colaborativas em parceria com diferentes departamentos; reduzir custos; personalizar serviços e produtos a partir de testes em protótipos; favorece a tomada de decisão; traz um fortalecimento para a cultura empreendedora; potencializa o valor da marca; permite errar rápido e barato e por aí vai.

O objetivo principal de um LAB será sempre servir as pessoas. Buscando formas de inspirá-las os LABs devem apoiar-se em layouts, metodologias e abordagens que correspondam às necessidades de quem irá utilizá-lo. Dessa forma, não é possível entregar uma fórmula de como montar um laboratório de inovação. O LAB deve ser um espaço personalizado e que gere o sentimento de pertencimento aos que o utilizam.

Apesar de não haver fórmula pronta, algumas características podem ser observadas. O ambiente deve ser aberto e espaçoso; a localização também deve ser pensada para um acesso fácil; o mobiliário deve ser colorido e móvel para que diversas configurações possam ser feitas e estimule a criatividade; orienta-se que espaços em branco sejam deixados nas paredes para que possam ser utilizados com post its, canvas e outras colagens; também sugerem-se quadrospara que auxiliem no surgimento de ideias.

Conforme dito acima, espaços abertos e quadros nas paredes são muito importantes para potencializar a criatividade, isso porque estimula o pensamento visual. “Uma imagem vale mais que mil palavras”, quem nunca ouviu? E é bem isso, organizar e representar os pensamentos de forma visual, ajuda atangibilizar a ideia e facilita mais um trabalho colaborativo.

E para finalizar, o mais importante: PESSOAS. A equipe que compõe um Laboratório de Inovação deve ser composta por profissionais selecionados, sejam eles funcionários da empresa ou externos. A multidisciplinaridade e a intersetorialidade são aspectos extremamente importantes para que vícios não atrapalhem o processo criativo.

Atualmente, componho a equipe do LAB.ges - Laboratório de Inovação na Gestão do Governo do Estado do Espírito Santo. E se surgiu a pergunta: mas o governo inova? Sim, o estado também inova e em breve falaremos sobre o tema. E se ficou deslocado com alguns termos (canvas, braimstorming...) acompanhe a coluna que falaremos sobre ferramentas, métodos e abordagens que auxiliam na inovação dentro do seu trabalho. 


 

Perdeu os outros artigos? Estão todos aí embaixo:

 

INOVAÇÃO

 

 

Melhor filme para entender inovação: O menino que descobriu o vento
Formas de ingressar no serviço público e como me tornei trainee em inovação na gestão pública
Busca-se talento

 


CULTURA E ARTE

 

"Nós não aceitamos mais hierarquia do conhecimento"
A arte como campo privilegiado do enfrentamento do trágico e o caso do Jum Carrey (I nedded color)
A homossexualidade na Arte e a obra de Steve Walker
A figura de Cristo e a face Aqueropita
O papel da escola no hábito do cidadão de frequentar e desfrutar a Arte
Museu Casa Guilherme de Almeida: Um relato da visita
Tecnologia dentro dos museus: aliada ou inimiga
A Arte que a escola não ensina e o analfabetismo cultural
A globalização, as crianças e a mudança da referência de protagonistas
A cultura só pode ser compreendida a partir da história
Cultura como direito básico gerando desenvolvimento
Por que usar museus?
Patrimônio, Desenvolvimento, Globalização e Futuro: Case Polo Turístico do Circuito das Frutas

 

 

 










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.