Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

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Networking Marketing ou Marketing de Afiliados: Qual a diferença?





Networking é uma palavra muito popular no mundo dos negócios, desde a época da faculdade todo mundo escuta que mais importante que um bom currículo é um bom networking, que nada mais é do que uma boa rede de contatos. Antigamente se faziam eventos para que grandes CEOs e Diretores de empresa pudessem estreitar os laços e assim aumentar as redes deles, mas isso não vale só para os grandes líderes, todo mundo que entra no mercado de trabalho precisa disso. 

 

E agora estamos ouvindo cada vez mais se falar em Networking Marketing e o que afinal é isso? É uma venda direta onde os vendedores são remunerados pelo comércio de produtos ou serviços e também pelo recrutamento de novos integrantes. 

 

Mas o que isso é diferente de um setor de vendas antigamente? As principais características desse formato de marketing e vendas é que a venda é direta sem intermediação de atacadistas ou varejistas, além da recomendação e a formação de equipes, o vendedor consegue atuar como contratante e assim formar uma rede, onde ele além de conseguir a comissão sobre o que ele vende, consegue em cima do que a equipe dele vende. 

 

Muito importante ressaltar que muitos podem confundir a formação e comissão sobre a equipe com uma pirâmide financeira, estrutura que é ilegal no Brasil. O Networking Marketing ou Marketing de Rede não está focado em conseguir pessoas para a base da pirâmide e atrair novos “membros” para a equipe, e sim em proporcionar uma melhor experiência para o cliente e conseguir melhores resultados para a empresa através de uma venda de um produto e um serviço existente. 

 

Qual a diferença com o Marketing de Afiliados? 

 

O marketing de afiliados é geralmente uma pessoa possui um produto e ela atrai pessoas físicas para vender esse produto para ela sob comissão de venda, sendo cada pessoa responsável pelo seu marketing, treinamento e atua como uma empresa separada. 

 

O networking marketing apesar de atuar como uma estrutura orgânica ele atua dentro de uma empresa que possui todos os demais departamentos necessários para que a empresa consiga entregar o produto ou serviço. 

 

Vantagens do Networking Marketing 

 

Esse formato de venda faz com que o vendedor tenha um contato muito direto com o consumidor final, fazendo dele embaixador da sua marca, as chances de você fidelizar o cliente são muito maiores, pois eles criam um vínculo entre eles a um custo muito baixo. 

 

Também há uma grande possibilidade de escalabilidade, uma vez que os vendedores são os embaixadores da marca e conquistam os clientes, a empresa se consolida de forma mais rápida e isso pode trazer um grande potencial de expansão sem a necessidade de grandes investimentos. 

 

No Brasil já vemos algumas empresas que são mestres em Marketing de Rede, a Avon, a Natura, a Tupperware, a Herbalife, onde suas revendedoras se tornam embaixadoras da marca, isso diminui os custos de propaganda e marketing da empresa, de necessidade de pontos de venda, onde cada uma é responsável pelo seu ponto. 

 

Para criar um bom Networking Marketing é importante conhecer sua persona, para quem você vende, faz sentido esse formato de venda? Ele vai comprar de forma direta? Use e abuse de canais digitais é importante que a sua marca e seus embaixadores estejam familiarizados com os usos das redes sociais. 

 

O processo de vendas também é crucial para que esse formato de certo, tenha ele formatado e revisado continuamente para que o padrão se mantenha e para que o seu cliente não seja afetado e a sua empresa consiga tirar o melhor proveito. 

 

Se precisar conte com uma agencia de marketing para entender melhor e para ajudar nos custos de publicidade, para mais dicas veja mais posts aqui no blog. 

 










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