Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022

Alvaro Lordelo

Gosto de marketing e artes. Sou formado em Bacharelado Interdisciplinar em Artes pela UFBA e Licenciatura em História pela FTC. Mas minha paixão é Markenting e Vendas. Atuo na área de vendas desde os 18 anos. Já são 12 anos de experiência no ramo. Ajudo pessoas a encontrarem o que elas querem ou desperto o desejo nelas.

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Planejamento de conteúdo para instagram: Como fazer do zero



Para uma grande parte das pessoas, a parte mais difícil de se gerenciar um perfil do Instagram é a hora de planejar o conteúdo. Apesar de isso ser uma parte fundamental do trabalho.

Além disso, se você deseja ter ainda mais interação em seus conteúdos, experimente comprar curtidas no Instagram. Como também views e seguidores.

Nós sabemos que o fluxo de pensamento de cada pessoa opera de uma maneira diferente. No entanto, para que os seus esforços no Instagram sejam recompensados, planejar com antecedência é fundamental.

Um bom conteúdo vai além de postar coisas legais. Assim, o seu planejamento deve estar alinhado com os objetivos e identidade de marca.

Para isso, existem alguns passos simples para você criar um bom planejamento de conteúdo do Instagram. Vamos mostrar cada uma delas abaixo.

Por que eu devo montar um planejamento de conteúdo para instagram?

 

Ele é essencial, visto que, assim, você pode ter uma abordagem mais estratégica, para o crescimento da sua marca, nas redes sociais. Como o Instagram, por exemplo.

Em segundo lugar, esse planejamento faz com que você ganhe mais tempo, para se dedicar a outros pontos do negócio. Esse é o princípio do planejamento. Para isso, basta seguir o nosso passo a passo.

Defina quais são os principais objetivos da sua marca

Você não deve utilizar o seu Instagram sem planejamento. Mesmo que, em raras exceções, isso possa funcionar, não garante o sucesso. Assim, o primeiro passo é definir os seus objetivos com o Instagram, para entender os seus resultados.

Entre os objetivos mais comuns, podemos citar um maior reconhecimento de marca, a geração de vendas, maior tráfego ou um melhor relacionamento com o cliente. Cada um desses objetivos vai implicar em uma série de ações. E é preciso considerar o seu estado atual.

Lembrando que esses objetivos não precisam ser permanentes, apenas definidos. Uma vez que esses objetivos sejam definidos, você deve determinar os seus KPIs.

 

KPI é a sigla, em inglês, para Indicadores Chave de Performance. E são as métricas que você usa para determinar se a sua estratégia está funcionando.

Assim, se a sua meta é a de criar um melhor relacionamento com o seu cliente, deve se atentar para as métricas de engajamento. Por outro lado, se você quer aumentar as suas vidas, as métricas de conversão são as mais indicadas.

Lembrando que uma métrica, isolada, não configura um KPI. Assim, elas precisam ser comparadas com suas métricas anteriores ou com as métricas de concorrentes. E, até mesmo, com a sua meta.

Construa suas personas antes do planejamento

O segundo passo é a criação de personas. São elas que guiarão o seu posicionamento de marca. Uma persona é uma pessoa fictícia, que representa o seu público-alvo.

Esse tipo de estratégia ajuda, em muito, na hora de planejar o seu conteúdo para Instagram. Isso pois ele dá um rosto para os dados demográficos e de comportamento.

Nesse caso, você deverá construir duas personas. A primeira, como falamos, representa o seu público. E é conhecida como buyer persona.

Em seguida, temos a brand persona. Ela deve representar a sua marca. O que inclui a forma como ela vai se comunicar. Assim, nem tudo precisa ser dito na sua voz. E você consegue separar-se, um pouco, da sua empresa.

Se o seu público for mais complexo, é possível segmentá-lo. E, assim, criar, mais de uma persona. No entanto, uma marca precisa ter personalidade única, para transmitir segurança.

Defina o seu tom de voz

O próximo passo é definir o seu tom de voz. Ele diz respeito a como a sua marca fala com as pessoas. Se ela é mais técnica ou séria ou se ela é mais engraçada e acessível. Se ela se refere a si mesma em primeira ou em terceira pessoa.

Isso tudo deve ser determinado neste terceiro passo. A definição clara disso é capaz de ampliar a percepção da sua persona para o seu público.

Podemos dar o exemplo da Netflix. Como ela trabalha com entretenimento, em suas publicações no Instagram, ela se mostra muito mais engraçada e debochada. O mesmo não valeria para uma marca que vende para indústrias, por exemplo.

 

Alinhe as diretrizes de gestão das suas redes sociais

Esse é um passo muito importante no seu planejamento de conteúdo do Instagram. E ele se alinha com o que falamos sobre os KPIs.

Ou seja, o seu planejamento, assim como as suas métricas, não podem existir sozinhos. Isso porque eles fazem parte de um sistema muito mais complexo.

Dificilmente, você usará, apenas, o seu Instragram, para interagir com o seu público. Assim, mesmo que utilizem linguagens diferentes, é preciso que elas estejam alinhadas com as suas outras redes sociais. Sejam elas quais forem.

Por outro lado, é, sim, possível que você utilize, apenas, o seu Instagram. Algumas marcas o fazem e são bem sucedidas. Mas isso não vai te eximir de ter de elaborar diretrizes.

Isso pois elas são as responsáveis por guiar as suas postagens como um todo. Elas precisam estar alinhadas com os seus objetivos. Sejam eles pontuais ou gerais. Dessa maneira, é possível inferir que uma postagem não existe sozinha, dentro do seu Instagram.

Desenvolvimento de uma identidade visual

Em nosso penúltimo passo, temos o desenvolvimento de uma identidade visual. E, como você sabe, uma imagem vale mais que mil palavras. Isso dá uma noção da importância da escolha de uma identidade visual correta.

Uma identidade visual bem escolhida tem um enorme poder de comunicação. E uma das primeiras coisas que você precisa definir são as cores que você usará nela.

Nesse sentido, muitos profissionais utilizam-se da psicologia das cores. Ou seja, o estudo de que determinadas cores transmitem mais sentimentos que outras. No entanto, isso pode variar de segmento para segmento. E, também, de um lugar para outro.

Dessa forma, não se prenda, apenas, a uma cor. Escolha a que faz mais sentido para você. E não se esqueça da estética.

Isso pois os seus clientes precisam ser impactados logo de cara. Assim, você precisa escolher como fará isso. Mostrando pessoas, produtos, ilustrações. É preciso saber o que seu público deseja para fazer essa escolha.

É possível criar templates prontos ou, então, utilizar um pronto. A segunda opção possui uma enorme variedade. Assim, escolha templates que você possa personalizar até deixar do seu jeito.

 

Gere conteúdo com base no seu planejamento

Por fim, produzir um conteúdo de qualidade é a chave para crescer no Instagram e alcançar mais clientes. Para isso, você deve ter uma conexão com o seu público.

Quando for montar o seu planejamento de conteúdo para Instagram, você precisará ter os seus objetivos mais definidos. Além de ter, em mente, a melhor maneira de você alcançar as suas metas.

Se você quiser ter mais engajamento, seus posts devem ser mais interativos. Se busca vendas, eles precisam mostrar o que você tem a oferecer para os seus clientes e direcioná- los para suas páginas de conversão.

Logicamente, como nós já falamos, os seus objetivos podem variar, ao longo do tempo. Sendo assim, o seu conteúdo, também, precisa sofrer essa variação. O alinhamento, como nós dissemos, é importante para a sua marca no Instagram.

No entanto, mudanças muito bruscas podem prejudicar o seu planejamento. Dessa maneira, é interessante planejar o que você vai postar com 15 dias ou, até, um mês de antecedência. Isso vai trazer muito mais calma para o seu trabalho.

Além disso, para manter a criatividade sempre em alta, nada melhor que praticar. A prática, também no Instagram, leva à perfeição.

 

 












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