Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

Tania Menegusse

Licenciada em Séries Iniciais do Ensino Fundamental possui MBA em Gestão Educacional e Especialização em Informática na Educação, atua há 9 anos como professora e, atualmente, leciona e oferece assessoria educacional. Tem fascínio pela literatura, filosofia, sociologia, e acredita que os saberes partilhados, promovem a construção de novos conhecimentos e auxiliam a evolução social.

Ver todas as colunas

Por que a aceitação do brasileiro foi maior para as Olimpíadas em 2016 do que para a Copa de 2014?



Deu-se início ao espetáculo! E, embora todas as probabilidades conduzissem ao caminho contrário, haja vista que diversas pessoas imaginassem e, alguns compatriotas até torcessem pelo fracasso. Pôde-se ter uma nova visão a respeito do talento e do trabalho incrível realizado pela comissão de organização, ao menos dos responsáveis pela cerimônia de abertura dos jogos.

O Brasil demonstrou a sua incrível capacidade de organização de um acontecimento de tamanho porte e, assim conseguiu superar as expectativas depositadas sobre ele, desde o início dessa caminhada trilhada por um longo período, e que contou com a participação de milhares de voluntários, dentre outros profissionais de diversos ramos de atuação.

Não sei se ouve essa percepção por todos, mas aqueles gritos e manifestações que ocorreram na copa (que tinham mais um cunho político) foram substituídos pela tranquilidade em se observar, nem que seja com aquele olhar desconfiado de “acho que não vai dar certo”, mesmo em meio a tantas crises econômicas, políticas e sociais, mesmo assim, a população se absteve. Não sei se intencionalmente, a meu ver esse silêncio refletiu em um evento esportivo mais respeitado.

O fato é que as Olimpíadas possuem essa característica de aceitação do povo, apesar de o Brasil ser conhecido internacionalmente por ser o “País do Futebol” (embora não esteja fazendo jus ao título ultimamente), os jogos olímpicos conquistam mais os cidadãos. Acredito que isso se deva primordialmente por conta desse caráter de os atletas de tal campeonato, em sua maioria, não serem multibilionários que arrecadam rios de dinheiro, mas sim se caracterizam por sempre buscar – com garra e determinação – o seu espaço no mundo. São pessoas que não estão inseridas em grandes clubes, não levam uma vida glamourosa e, tampouco conseguem patrocinadores com facilidade. Muito pelo contrário, encontram desafios inimagináveis ao longo sua jornada em se tornar um atleta. E, mais do que evidenciar a sua capacidade, objetivam defender o seu país, enaltecer o esporte, demonstrar a maneira como ele transformou suas vidas e, quem sabe, propagar e difundir as suas mais diversas modalidades pela sua nação.

Portanto, não foi o povo que aceitou gratuitamente os esportes olímpicos, mesmo porque eles não são tão populares no país. A verdade é que os atletas olímpicos construíram a imagem de um evento a ser respeitado, não apenas por possuir delegações de todo o mundo (inclusive refugiados), mas sim por representar as lutas diárias de um povo; Transfigurar as batalhas realizadas todos os dias em meio a violências, desempregos e desigualdades sociais; Por ser o retrato vivo de cidadãos comuns, que não são reconhecidos por seus valores morais, mas que mesmo em meio a tantos sofrimentos seguem pelo caminho do bem, fazendo o seu melhor e tentando, a todo custo, destacar-se em meio a uma multidão, que julga as pessoas pelas importâncias monetárias e não pelas suas vitórias cotidianas.

 

Créditos de Imagem: Pinterest










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.