Sábado, 19 de Setembro de 2020

Lucas Pelisari

Lucas W. Pelisari é escritor, formando em Investigação Forense e Perícia Criminal. Cursa Direito e atua profissionalmente no marketing. Sua especialidade é empreendedorismo e marketing digital.

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Problemas e técnicas de SEO para melhorar sua visibilidade na pesquisa por voz no Google





Tenho certeza que você não sabe, mas, de acordo com estudos, o primeiro resultado orgânico na página de resultados do Google chega a 35,35% dos cliques  (fonte: Inbounder ). Na pesquisa por voz, o percentual é ainda menor.


Estar no topo dos resultados e ocupar o primeiro lugar é, portanto, essencial.

A realidade é que você provavelmente não esteja tendo bons resultados quantos os 2 primeiras posições, que representa os outros 96%.


Sabendo que 40% dos adultos usam a busca por voz todos os dias , você tem um problema sério se estiver entre esses 96%


Então, sua empresa está pronta para a pesquisa por voz?

Essa é a pergunta que fiz a Ahrefs, uma ferramenta de análise de SEO.


Você até acha que isso vai desacelerar sua estratégia atual de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). No entanto, existem métodos que você pode usar para adaptar sua estratégia geral à pesquisa por voz.


Desde o uso de palavra-chave que são mais adequadas para consultas de voz, até uma abordagem mais precisa para SEO com base em seu nicho, essas mudanças podem entregar claramente os resultados que você deseja para sua estratégia de marketing digital atual e colocá-lo em os 4%.

Com a busca por voz ganhando popularidade, desenvolver uma estratégia de SEO por voz é obrigatório para se classificar no topo dos resultados de busca e obter um público-alvo de qualidade para seu conteúdo.

Sem o esforço adequado de SEO, é provável que seu site não apareça nas pesquisas por voz, podendo causar a perda de clientes.

 

 

Como criar uma estratégia otimizada para pesquisa por voz?

 

1. Pense oralmente

Quando as pessoas fazem pesquisa por voz, elas pensam de maneira diferente do que quando fazem isso por escrito. Por exemplo, se alguém está procurando uma loja de produto clareador dental, eles tendem a digitar: "comprar clareador dental", ou se é uma empresa de serviços, exemplo: mudanças: empresa de mudanças porto, mudanças lisboa

Ao passo que, com um pedido de voz, ele provavelmente fará a pergunta neste formulário "Onde comprar clareador dental?" ou Empresa de mudanças"

Quando você olha para as 2 solicitações, vê que a frase da solicitação de voz:

  •          É muito mais tempo,
  •          Questionado,
  •          E parece mais uma discussão oral do que uma solicitação típica do Google.

Isso significa que, ao otimizar seu conteúdo para pesquisa por voz, pense em como seu público faria perguntas sobre os serviços e produtos que você oferece, em vez de almejar palavras-chave curtas e gerais.

Meu conselho: concentre-se nas perguntas que são relevantes para sua oferta.

 

2. Otimize os detalhes de contato de sua empresa

Cerca de R$76,3 bilhões são perdidos todos os anos apenas porque essas coordenadas (dados) estão ausentes ou imprecisas 

É fundamental manter as informações da sua empresa atualizadas e torná-las visíveis: nome, nome, endereço.

Meu conselho: portanto, certifique-se de fornecer a seus usuários as informações corretas, especialmente no seu site e na sua página do Google meu Negócio.

 

3. Crie conteúdo acessível

Indivíduos que pesquisam na Internet por meio de seus telefones precisam ter conteúdo otimizado para seus celulares.

Portanto, certifique-se de ter um conteúdo legível, claro e livre de pop-ups ou anúncios intrusivos que possam impedir os usuários de acessar as informações de que precisam.

Meu conselho : use frases simples, parágrafos curtos e cabeçalhos em negrito para separar o conteúdo tanto quanto possível. Se necessário, leia meu conselho sobre como melhorar a legibilidade do conteúdo.

 

4. Nova estratégia de conteúdo: forneça respostas

 

Ao otimizar seu conteúdo para  trechos em destaque (são inserções do Google), você também otimiza para pesquisa por voz.

Na verdade, até 60% das respostas da pesquisa por voz vêm de trechos em destaque

 

Aqui estão alguns caminhos que você pode explorar para melhorar isso:

  •          Crie conteúdo que responda a perguntas  (uma página de FAQ, por exemplo) para gerar informações em um nível de legibilidade muito simples (a leitura em nível universitário médio é o ideal).
  •          Atualize seu conteúdo com a maior freqüência possível .
  •          Use tags de cabeçalho corretamente . Idealmente, as perguntas devem ser colocadas em um cabeçalho do tipo <h2>.
  •          Responda a todas as perguntas feitas por meio de perguntas do Google Meu Negócio  e sua seção de respostas.
  •          Gere perguntas interessantes  sobre seus produtos e / ou serviços que geram engajamento.

Se você não tem conteúdo imediato para gerar perguntas e, portanto, respostas, veja suas avaliações.

Meu conselho  : os comentários que você recebe no Google Meu Negócio  são escritos de forma natural e dão uma ideia das perguntas que seus clientes estão fazendo.

 

5. Escolha e aposte em palavras de cauda longa

 

Uma das técnicas mais eficazes que você pode adotar para otimizar sua pesquisa por voz é direcionar palavras-chave de cauda longa.

Análise de SEO do seu conteúdo é importante, pois é a forma como você escolhe como otimizá-lo.

Assim, as palavras-chave de cauda longa são termos e frases que, como o nome sugere, são mais longos do que as consultas usuais.

Essas consultas são, portanto, frequentemente específicas e, o que é mais importante, a maioria dos sites as ignora em favor de palavras-chave mais curtas e competitivas.

Essas palavras-chave de cauda longa representam cerca de 70% de todas as consultas de pesquisa feitas. Claro, eles são menos competitivos, mas não menos importantes.

Outra coisa a considerar ao direcionar essas palavras-chave de cauda longa é como as pessoas usam a pesquisa por voz.

Ao contrário de uma consulta escrita durante uma pesquisa, as consultas de voz são expressas mais como uma pessoa falando na vida cotidiana.

Meu conselho  : ao direcionar as peças de conversa e frases que respondem a perguntas, você tem mais chances de ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa e, portanto, aparecer primeiro.

 

 

6. Acelere seu site

Por que isso é importante para a pesquisa por voz?

Simplesmente porque os usuários que o utilizam desejam resultados imediatos.

Além disso, o Google anunciou que sua "atualização de velocidade" agora leva em conta em uma classificação de busca a velocidade com que uma página carrega no telefone, e isso em todo o mundo.

 

O futuro da pesquisa por voz

 

A pesquisa por voz do Google foi integrada ao assistente virtual do Google, Google Now, há anos.

Todos concordam que o Google Now é significativamente mais preciso do que Siri da Apple, Cortana da Microsoft ou mesmo Alexa da Amazon, apesar de seu modo de operação semelhante.

Isso certamente se deve à combinação do Google de seus poderosos robôs que busca com sua sofisticada tecnologia de processamento de linguagem natural (NPL).

Além disso, ele até consideraria adicionar os resultados dos dados de consulta de voz ao Google Search Console.

O mundo da pesquisa continua evoluindo a toda velocidade.

Todos os especialistas em marketing digital precisam aprender novas estratégias para se manterem atualizados com essas mudanças.

 

Conclusão sobre as técnicas e desafios da pesquisa por voz


Os comandos de voz terão um impacto cada vez maior em nossas vidas.

A pesquisa por voz ainda tem um futuro brilhante pela frente. Melhor ainda, certamente é o futuro que está surgindo cada vez mais.

Na verdade, cada vez mais pessoas dependem dessa tecnologia e estão acostumadas a usá-la.

Se a maioria usa ainda para digitar seus pedidos no computador, é óbvio que os comandos de voz estão em plena evolução.

É uma aposta segura que nos próximos anos, usar um computador por voz será muito mais fácil e natural do que hoje. Portanto, é provável que as pesquisas por voz dêem um salto significativo!

Seguindo os conselhos deste artigo, você pode ter certeza de estar um passo à frente de seus oponentes no que diz respeito à busca por voz.

De qualquer forma, pretendendo que todas essas ações apareçam nas 3 primeiras posições das páginas de resultados, isso só vai fortalecer ainda mais o seu SEO.

E correndo o risco de me repetir, você não está lutando contra o Google, mas contra sua concorrência, então sempre comece com uma análise competitiva.

 

Este texto foi escrito em parceria com Agência de Marketing Inbounder










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