Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

Tania Menegusse

Licenciada em Séries Iniciais do Ensino Fundamental possui MBA em Gestão Educacional e Especialização em Informática na Educação, atua há 9 anos como professora e, atualmente, leciona e oferece assessoria educacional. Tem fascínio pela literatura, filosofia, sociologia, e acredita que os saberes partilhados, promovem a construção de novos conhecimentos e auxiliam a evolução social.

Ver todas as colunas

QUAIS OS RUMOS DA POLÍTICA EM NOSSA SOCIEDADE ATUAL?



É inegável que ela sempre esteve presente em minha vida (mas mais indiretamente), afirmo isso porque nunca fui uma jovem lá muito ativa nessa questão social em particular, talvez devido à educação familiar que recebi, ou em decorrência de uma série de construções ideológicas, das quais não apenas a família participou, mas também uma série de elementos oriundos das demais instituições sociais nas quais estive inserida desde a infância. A maior parte de minha vida estive mais focada em estudar para conseguir um bom emprego, porque acreditava que essa era minha função de existência. Em contrapartida, não era uma total alienada e assisti de longe as movimentações que nos trouxeram ao atual cenário político nacional.

Sabe aquela questão que norteia toda a sua vida? Seja ela financeira, profissional ou social, mas que você não dá atenção? Pois então... Essa era minha relação com a política, eu conhecia por alto a história do país e, acreditava no que dizia Mário de Andrade “O passado é lição para se meditar, não para se repetir” ou alguma coisa assim que ele falou. E eu acreditava que já tinha gente demais metendo o bedelho na política e extravasando as raivas e frustrações em protestos – só depois que fui compreender que a participação consiste em mais do que erguer punhos e gritar palavras de ordem contra o sistema...

O fato é que ultimamente a maioria dos brasileiros tem demonstrando ser experts no assunto e, gritam aos quatro cantos as suas preferências por determinados partidos e/ou lideranças, com todo o direito que lhes é garantido por lei e, claro que tenho as minhas verdades e posicionamentos em relação ao assunto, mas essa breve crônica não é espaço para tal debate.

Gostaria apenas de externar que a política é mais ampla do que picuinhas e discussões sobre quem seria melhor (ou não) para o país, estados ou municípios... E olha que eu nem vou colocar em pauta, as escolhas democráticas e a aceitação por elas, haja vista a urgente necessidade de se articular ações que minimizem os problemas sociais – que crescem à medida que o trem descarrilhado vai ladeira abaixo.

No atual cenário de mudanças e com vistas à aproximação das eleições municipais que, por sua vez, garantirão mais transformações sociais (positivas, assim esperamos), paralelo a elas surgem notícias, discussões, comentários duvidosos que, nos fazem questionar os preparos dos que se dispõe a disputar tais cargos eletivos. E mais preocupados ainda, quando nos damos conta de certos fanatismos e extremismos que, não contribuem em nada para o bem comum, não formulam críticas construtivas e, apenas visam destruir quem discorda de seus preceitos.

Na minha humilde concepção (que não vale lá de muita coisa) os debates políticos deveriam ser mais enriquecidos, com posicionamentos coerentes, sem disputas pelo poder, na intenção de se instaurar o que seria melhor para a população, afinal até mesmo a semântica da palavra “política” remete a alternativas que priorizem o conjunto. E uma realidade tem se tornado cada vez mais clara, pra mim, nos últimos tempos: “Poucas pessoas se preocupam verdadeiramente com a política, a maioria apenas quer ter razão”.

 

Créditos de Imagem: Cultura Mix










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.