Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021

Walber Sousa

Consultor Empresarial, atua em empresas de Pequeno e Médio porte, nas áreas Administrativa, Finanças e Controladoria; Formação em Ciências Contábeis, Pós Graduação em Contabilidade Gerencial e Controladoria e MBA FGV em Gestão Empresarial.

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Remuneração Variável x Metas



Remuneração Variável x Metas                

151-07-2018

Nesse artigo, vamos estar falando de 2 técnicas de grande importância a qualquer empresa, principalmente se conseguirmos estruturá-las com sinergia, para que além de motivar a equipe, possa ao final atender aos objetivos da Gestão Empresarial.

É muito comum, identificarmos empresas definindo metas simplesmente com aumento de vendas ou faturamento, e é comum também vermos números impossíveis de serem alcançados e isso acaba por ser mais negativo à empresa.

Nessa hora um estudo por completo deve ser realizado, analisarmos informações dos últimos exercícios da empresa, estudar sua capacidade (produtiva / distribuição) para que possamos definir o que pode ser positivo à empresa e que seja possível de ser alcançado; crescimento do faturamento por si só não representa muito, é até mais comum do que pensamos, ver empresas que aumentam seu faturamento e por consequência aumentam também seus prejuízos.

A analise consiste entre outros pontos estudar: mix de produtos (entender a margem de cada grupo de produtos para então definir a proporção de cada um na meta), Prazo Médio (é comum o aumento de vendas com extensão dos prazos e ainda sem o acréscimo do custo financeiro) e o volume de vendas.

Diante do estudo, é possível ainda acrescentar algo mais, podemos então definir uma política comercial factível que com certeza sendo realizada trará resultados positivos a empresa, pois não podemos simplesmente nos ater ao crescimento do faturamento, a Margem Bruta geralmente tem maior importância; simultaneamente definiremos a “premiação” da equipe, geralmente sugiro que seja praticada individualmente, onde mensuramos o empenho e comprometimento de cada colaborador, porém, nada impede que métricas coletivas sejam também definidas, e ao final, o conjunto empresa e colaboradores saiam beneficiados dessa nova política.

Temos exemplos práticos de políticas implantadas que conduziram empresas a resultados nunca antes obtidos, é óbvio que o fator econômico/social pode ser um limitador ou mesmo impulsionador dos resultados empresariais, porém, uma equipe desafiada mensalmente com números possíveis e que por consequência trarão benefícios ainda maiores a empresa, deve ser tratado com o maior cuidado.

Vale pensar!!!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

 

 

 










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