Quarta-Feira, 18 de Maio de 2022

Pedro Fagundes de Borba

Estudo ciências sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos; escrevo para portais; me chamo Pedro Fagundes Borba.

Ver todas as colunas

Revolução francesa



      Desde 1789, vivemos a idade contemporânea. Neste momento, se vislumbrou uma mudança política que influenciou a forma de fazê-la. Influenciada por ideias iluministas e um contexto social de insatisfação com a monarquia francesa, fez com que surgissem vindos de partes da nobreza políticos e representantes, destas ideias, principalmente jacobinos e girondinos, os primeiros mais favoráveis a questões populares, os segundos mais voltados para questões de terra.   

      Caindo o antigo regime neste período, depois restaurado e derrubado várias vezes durante o século XIX até cair completamente, se teve as bases da forma política contemporânea mais bem vista, isto é, a república e formas democráticas. Mesmo que muito destas forças políticas continuem sendo bastante fechadas e elitistas, se houve maior abertura com estas formas políticas em relação ao que era antes.

      Tal mudança política, que influenciou toda a sociedade, primeiro na França e posteriormente nos outros países, significou a prática de novos sistemas políticos que fizeram com que houvesse maior espaço para participação popular em questões e decisões. E também formas republicanas aplicadas socialmente, nesta forma de se fazer política.

       Então, neste sentido, vemos então o advento moderno das formas republicanas, o que faz com que a sociedade e a política se alterem, permitindo novas maneiras de organizar formas mais democráticas, permitindo que se escolham os governantes e o que eles representam, baseado nas bandeiras e formas que levantam. Com isto, a política ganha seus jeitos de se fazer, permitindo sociedades capazes de se entender e governar, com a estrutura republicana. Num processo histórico, revolução francesa, por organização política e insatisfação popular, fez com que isto assim ocorresse.   












Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2022, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.