Quarta-Feira, 3 de Março de 2021

Walber Sousa

Consultor Empresarial, atua em empresas de Pequeno e Médio porte, nas áreas Administrativa, Finanças e Controladoria; Formação em Ciências Contábeis, Pós Graduação em Contabilidade Gerencial e Controladoria e MBA FGV em Gestão Empresarial.

Ver todas as colunas

Vai esperar a empresa quebrar?



Vai esperar a empresa quebrar?

073-07-2017

A solução caseira é uma pratica comum na vida do brasileiro, isso acontece inclusive em nossa residência, um mal estar, uma dor de cabeça ou qualquer outro problema que a intensidade seja suportável, buscamos o automedicamento, á medida que a solução caseira não apresenta a resposta esperada e o sintoma continua a incomodar, algo deve ser feito, outra alternativa “caseira” ou então buscar de vez a solução junto a um especialista (médico).

Agora vamos trazer essa experiência para dentro da empresa; deixando a questão crise de lado, sempre existiu empresas com dificuldades financeiras, de gestão, as mais diversas, porém, enquanto o caixa dos bancos estavam abertos, financiando a gestão “problemática” tudo caminhava como se não houvesse um problema grave.

Quando a “torneira” dos créditos bancários se fechou aí bateu o desespero, e agora o que fazer? A empresa vai fechar? Vamos conseguir cumprir os compromissos assumidos? Vamos ter capacidade de pagar as rescisões dos funcionários da empresa? Vamos perder tudo o que conseguimos durante todo o tempo de existência da empresa? Essas são algumas das dúvidas que passam a “assombrar” os gestores e eles não estão errados.....

Voltando para a automedicação, numa empresa a solução não é diferente do caso pessoal, á medida que um problema é identificado em qualquer das áreas da empresa, um plano de ação deve ser colocado em pratica, não surtindo efeito e se a gestão não tem outra alternativa para aplicar, a busca por um especialista se faz necessário, independente da área.

Atuamos fortemente nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria, é comum, sem generalizar, encontramos empresas em situações pré-falimentar, que qualquer ação que for colocada em pratica o resultado virá depois de muito tempo, meses ou até anos, isso porque a busca por socorro foi em muito retardada.

Um diagnóstico bem realizado, por profissional especializado e qualificado, pode trazer alternativas de solução a gestão empresarial, apontar necessidades de outros especialistas (consultores) e fazer com que a empresa retome as trilhas de sucesso, algumas vezes até melhor, porém, é importante ressaltar que como um médico o consultor define ações que melhor se aplicam após a diagnose, colocar em pratica é uma obrigação por parte do gestor, caso haja dificuldade, as mesmas deverão ser revistas e discutidas, assim como um médico define um tratamento com exercícios e medicamentos, caso os mesmos não sejam seguidos pelo paciente, não é incompetência/erro do médico e sim culpa do paciente por não colocar em praticar.

A preocupação em gastar, investir ou outro nome que se queira dar à contratação de um profissional ou uma empresa de consultoria, pode após certo período de tempo, dificultar em muito a correção do problema, pois, em muitos casos identificaremos maneiras de otimizar as despesas e gastos em razão de conhecer alternativas aplicadas em outros cases/clientes, entretanto, dependendo da solução identificada, alguns investimentos deverão ser realizados, isso na questão de tecnologia ou até mesmo em Recursos Humanos.

Resumindo, o diagnóstico “frio” de um especialista agregado ao conhecimento de mercado e dos produtos/serviços do contratante, geralmente tendem a alavancar a empresa, com ações que eliminam a zona de conforto, além de identificar a necessidade e implantar indicadores de gestão.

 

Walber Almeida Xavier de Sousa é Diretor Executivo da AXS Consultoria Empresarial, em sua carreira profissional, atuou como executivo e coordenador em grandes grupos empresariais, como: Grupo Votorantim, CCE, General Eletrics, Tec-Screen, entre outros; atuou também como professor universitário; atualmente realiza consultoria para diversas empresas nos mais diversos segmentos tais como: Lavanderia Industrial, Distribuidora de Auto Peças, Serviços de Terceirização, Industria no segmento de TI, Industria de Clicheria, Distribuidora de Ferro e Aço, entre outros.

www.axsconsultoria.com.br – (15) 3013.0868 - (11) 9.8815.1487 - (15) 9.9105.1487 – contato@axsconsultoria.com.br – Consultoria & Assessoria para Pequenas e Médias Empresas – Administração/Finanças/Controladoria

www.sorocabaconsultoria.com.br

www.renegociacaodedividas.com.br

 

 

“As melhores empresas se concentram em seus pontos fortes e tornam os fracos irrelevantes. Isso funciona bem para as pessoas também.”

Marcus Buckingham

 

 










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2021, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.