Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

Tania Menegusse

Licenciada em Séries Iniciais do Ensino Fundamental possui MBA em Gestão Educacional e Especialização em Informática na Educação, atua há 9 anos como professora e, atualmente, leciona e oferece assessoria educacional. Tem fascínio pela literatura, filosofia, sociologia, e acredita que os saberes partilhados, promovem a construção de novos conhecimentos e auxiliam a evolução social.

Ver todas as colunas

VOCÊ POSSUI A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA EM NOSSA SOCIEDADE?



Com que frequência você caminha pelas ruas sentindo-se 100% seguro?

Pode dizer que confia no sistema?

Sente-se tranquilo com as câmeras de segurança?

Sente o olhar sereno de quem jurou servir e proteger, quando a patrulha policial lhe faz uma abordagem de rotina?

E quanto ao sistema judiciário, acredita que ele é, de fato, justo e imparcial?

Da última vez que a tive (a tal da sensação de segurança), penso ter estado por volta dos 5 ou 7 anos (morando em bairro de periferia a gente aprende rápido que estar seguro é raridade no país) acho que o fato de eu ser meio bicho do mato, arredia e desconfiada contribuiu pra isso também, mas foi mais ou menos nessa idade que tentaram invadir minha casa da primeira vez, enquanto meu pai viajava a trabalho e estavam só minha mãe e nós (crianças) em casa, lembro perfeitamente do cara forçando o portão, do medo, angústia, dos nossos olhares assustados espiando pela fresta da janela e, dos pesadelos que se sucederam por alguns dias... Embora o invasor não tenha obtido sucesso dessa primeira vez, me recordo até do meu pai reforçando as portas, gastando o que não tinha pra gradear a casa enfim, valendo-se de uma série de esforços na tentativa de garantir a segurança da família.

Mas a frustração é grande quando invadem sua residência, nem tanto pelas coisas materiais que levam... Isso pouco importa, de verdade! Não que eu tenha dinheiro sobrando pra comprar (muito longe disso), mas isso a gente trabalha e adquire novamente (não é lá muito justo, mas é o que se pode fazer), a pior parte é sentir que sua privacidade foi invadida, violaram seu espaço, sua casa, o único lugar onde você ainda poderia se sentir seguro e permitir que só adentrem pessoas de sua confiança. Eles não apenas entram, sem serem convidados, alguns depredam, instauram o medo, se vão e (a pior parte) você nunca sabe SE e/ou QUANDO podem voltar. Alguma coisa é roubada de você (e eu não falo de objetos, mas do pedaço de algum sentimento) e, no lugar, a eterna vigilância é instaurada e passa a fazer parte de sua rotina e te acompanha, agora não apenas na rua, mas também quando retorna ao lar.

Na maioria dos momentos da vida eu realmente tento, de verdade, acreditar na melhoria, em um mundo de pessoas boas e em pôneis cor de rosa saltitantes... Mas essa é a única área onde não vejo muita esperança. A impressão contínua de que é só ladeira abaixo e, no fim das contas, o pessimismo se mantém inerte... Mas eu sou cristã e, existe uma pontinha de luz que me faz seguir a jornada (por vezes me fazendo esquecer-se das mazelas de insegurança) é a certeza de que (às vezes) o impossível pode acontecer e as coisas, realmente, podem melhorar... Só nos resta confiar, apegar-se a nossa fé e fazer o bem ao longo de nossa caminhada...

 

Créditos de Imagem: Freepik










Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.