05/11 - Uma escola de samba dentro de uma escola

Local: Colégio São Roque e Escola Aquarela


Este ano a Feira Cultural do Colégio São Roque e Escola Aquarela apresentará o tema “África: o berço da humanidade” e uma Escola de Samba será o meio empregado para contar um pouco da história deste continente em que – segundo as teorias mais aceitas pelos historiadores – teria surgido o primeiro hominídeo.

Um enredo e depois um samba enredo foram criados com a ajuda dos alunos, em seguida cada classe teve o desafio, juntamente com os professores de desenvolver um dos subtemas sugeridos: a fauna e a savana, as etnias africanas que vieram para as Américas, a escravidão, a partilha da África depois da Segunda Guerra Mundial, as personalidades africanas e afrodescendentes, as influências da cultura africana na cultura brasileira e norte-americana.

O uso de uma Escola de Samba como meio de expor o tema casa muito bem com o trabalho desenvolvido na escola: trabalho em equipe, comprometimento com um ideal, responsabilidade e organização, muita organização! Os alunos tiveram a oportunidade de travar contato com esse importante elemento de nossa cultura e participaram de aulas com membros de escolas de samba de São Roque e São Paulo, como ritmistas, passistas, uma porta-bandeira e um diretor de harmonia.

O resultado poderá ser conferido no sábado, dia 05/11, a partir das 15h. Antes do desfile teremos as experiências de Ciências e Física, as salas temáticas de cada uma das alas – que contam o enredo da escola de samba –, além de apresentações de poesia, dança, coral e teatro de sombras. Às 18h30, começaremos o “batiscundum” com o esquenta da bateria, saindo, na sequência, pelas ruas laterais da escola. Venha participar, conhecer um pouco da África e cair no samba!