01/07 - 21 Sakura Matsuri Festival das Cerejeira

Local: Centro Esportivo Kokushikan Daigak


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, céu, grama, nuvem, planta, atividades ao ar livre e natureza


Organização Bunkyo Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.


Nos dias 1 e 2 de julho, sábado e domingo, das 8h às 17h, acontece em São Roque o 21º Sakura Matsuri - Festival das Cerejeiras Bunkyos. O evento é realizado no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, um local 
onde existem cerca de 400 pés de sakura, de três tipos de cerejeiras: a Okinawa (rosa forte), a Himalaia (flores miúdas de rosa claro) e a Yukiwari (rosa claro).

No Brasil, os sakura florescem entre julho e setembro, dependendo do clima do local onde estão, e são o cenário de diversas festas da comunidade nipo-brasileira. Entre elas, o Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos, que chega a sua 21ª edição e faz parte do calendário turístico da cidade de São Roque.

Além da florada das cerejeiras, entre as atrações do evento está a programação especial de atividades culturais e shows artísticos que vão comemorar a 21ª edição do Sakura Matsuri, bem como uma solenidade para prestar homenagem às personalidades e entidades que colaboraram ao longo desses anos.

Também, a Praça de Alimentação com pratos da tradicional culinária japonesa, preparados pelas entidades nipo-brasileiras da região, além de pratos da culinária alemã, italiana e portuguesa.

Outro setor é a Praça de Bazaristas, onde produtores de verduras e flores da região oferecem os melhores cultivares da época e outros estandes trazem variedade de produtos nacionais e importados. Além, é claro, da venda de mudas de sakura (produzidas no próprio Kokushikan).

O Sakura Matsuri é coordenado pelo Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Associação Cultural e Esportiva Vargem Grande Paulista, Associação Cultural de Mairinque, Associação Mallet Golf Kokushikan e Cotia Seinen Renraku Kyoguikai, com o apoio de outras entidades nipo-brasileiras.

Venha de ônibus para o evento

Haverá ônibus especiais saindo do Bunkyo (rua São Joaquim, 381 –Liberdade, próximo da estação São Joaquim do Metrô). Os passageiros devem ir e retornar no mesmo ônibus e os interessados devem adquirir passagem antecipadamente na secretaria da entidade (preço a ser divulgado por dia).

No ato da compra será necessário informar nome completo do passageiro, RG e telefone de contato. Não são feitas reservas.