02/02 - ATO - São Roque Contra o Aumento

Local: Praça da Matriz


A imagem pode conter: texto

MANIFESTO CONTRA O AUMENTO DA TARIFA - SÃO ROQUE E REGIÃO



Neste começo de ano a passagem de ônibus vem aumentando em diversas linhas e municípios. Fazendo com que a classe trabalhadora, juventude e estudantes- que já estão sendo muito prejudicados com as recentes crises do Sistema- sejam ainda mais prejudicados.
Nas linhas: 
• São Roque à Cotia a passagem passou a ser 4,95 reais;
• São Roque à Itapevi a passagem passou a ser 4,55 reais;
• São Roque à Vargem Grande passou a ser 4,25 reais;
• São Roque à Ibiúna passou a ser 4,50 reais;
Entre outras linhas da Região. As Linhas pertencentes ao EMTU tiveram um reajuste de aproximadamente 6,81%.
Como se não bastasse os aumentos significativos citados acima a polemica por prestar um péssimo serviço; a Viação São Roque, que é responsável pelas linhas do município, pediu recentemente a prefeitura a permissão para aumentar a tarifa municipal de 3,60 para 3,90, chegando a quase quatro reais. Vale lembrar que a mesma em 2017 recebeu um subsídio da prefeitura de R$ 1.120.000 (um milhão cento e vinte mil reais). A empresa justifica que precisa do reajuste para poder arcar com os preços do combustível, e portanto, nos mostra novamente que não consegue se manter e arcar com as responsabilidades básicas de uma empresa de transporte.
Nós dependentes do transporte público vemos as empresas de ônibus aumentando a passagem e usando o dinheiro público cada vez mais. No entanto, não conseguimos ver para onde vai nosso dinheiro, os ônibus estão em condições cada vez mais precárias, a própria Viação São Roque não consegue cumprir com a básica função de ter ônibus em circulação nos horários combinados.
NÃO PODEMOS NOS CALAR! Nós estudantes e dependentes do transporte coletivo temos o poder da voz e da manifestação. Vamos mostrar para nossos governantes nosso claro posicionamento em relação a esses absurdos. Deixaremos claro para o Sr. Prefeito que não permitiremos que ele aceite esse reajuste e abraçaremos também a luta estadual contra o aumento nas passagens do EMTU autorizadas pelo Governador Geraldo Alckmin.
Dada estas questões a União Regional dos Estudantes convoca uma manifestação no dia 2 de fevereiro

Contra o Aumento da Passagem;
Contra a precarização e mercantilização do transporte público;
Contra as barbaridades cometidas pela Viação São Roque;
Pela abertura das contas da Viação ao público;
Pelo Poder Popular.