28/06 - Os impactos do retrocesso do SUAS

Local: pin Rua Araçaí, 250, Centro, São Roque, SP


A imagem pode conter: texto



Os impactos do retrocesso do SUAS para as/os trabalhadoras/es: quais estratégias de resistência possíveis?

Diante da conjuntura política do país, em que as políticas públicas tem sido desarticuladas e ameaçadas, e o trabalho social precarizado, visualizamos um grande retrocesso em relação às conquistas e avanços da Política Nacional de Assistência Social e do SUAS. Esses retrocessos atingem os serviços públicos na falta de recursos, na falta ou precariedade dos equipamentos, na ausência da equipe mínima exigida pela NOB RH, na gestão hierarquizada e muitas vezes autoritária, que não oferece espaço de diálogo aos trabalhadores que estão no dia-a-dia no atendimento à população, na falta de incentivos à formação técnica da equipe e, em última instância, em perseguições e ameaças aos trabalhadores que realizam trabalhos qualificados e lutam pela garantia dos direitos da população. 

O Núcleo de Assistência Social do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) possui como diretriz do planejamento estratégico de 2018 ações contra o Desmonte do SUAS. No território da Subsede de Sorocaba esse tema tem sido recorrente e foi um dos mais citados em enquete realizada com os trabalhadores da região sobre temas de interesse para rodas de conversa (clique aqui para acessar). 

Entendemos que no atual contexto, um encontro de trabalhadores do SUAS e da rede intersetorial tem grande significado. Pode gerar articulação, trocas, debates e possibilidades de apoio e cuidado, tornando-se em si uma forma de resistência e indo na contramão do processo de desmonte das políticas públicas. Assim, convidamos a todos os trabalhadores da região de São Roque e demais municípios de abrangência da subsede do CRP SP em Sorocaba.

Programação:

13h30 às 14h00 - Credenciamento e Boas-vindas 

14h00 às 14h30 - Mesa de Abertura

Ivana do Carmo Souza – Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06.

Flávia Maria de Moura Reis - Representante do Núcleo de Assistência Social do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06

Bárbara Caires de Souza – Representante do Coletivo de Trabalhadores do SUAS da região de Sorocaba.

Coordenação:

Laís Vieira de Campos – Representante do Núcleo de Assistência Social do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06.

14h30 às 15h30 - Roda de Conversa

15h30 às 16h00 - Café da Tarde 

16h00 às 16h45 - Síntese da(s) roda(s) de conversa e encaminhamentos de propostas para mobilização dos trabalhadores da região. 

16h45 às 17h00 - Encerramento 

Inscrições: http://www.crpsp.org.br/sorocaba/agenda/inscricoes.aspx

Local: Centro Cultural Brasital
Endereço: Rua Araçaí, 250, Centro, São Roque, SP

Informações: 
Subsede de Sorocaba do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Tel.: (15) 3211-6368
E-mail: sorocaba@crpsp.org.br e sorocaba02@crpsp.org.br