31/12 - Centro Cultural Brasital

Local: Av. Aracaí, 280 - Vila Aguiar


Muito mais que uma antiga fábrica

A Brasital é um dos patrimônios mais importantes de São Roque porque influenciou a cultura e a economia do município. Construída em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell´Acqua, para abrigar uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil, o local é um dos prédios históricos mais importantes da região.

Em 1919, a fábrica que até então levava o nome do seu fundador passou a se chamar Brasital, uma fusão das palavras Brasil e Itália. No conjunto arquitetônico de 9.600 m2 composto por galpões, eram produzidos tecidos de algodão como: brins, popeline, colchas e atoalhados que além de serem comercializados no Brasil também chegou a ser exportado para o exterior. A indústria chegou a empregar 80% da mão-de-obra disponível no município e nesta fase de prosperidade ganhou filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salto onde também era fabricado papel.

Com o passar do tempo as atividades da indústria foi diminuindo até que em 1970 foi a Brasital foi fechada definitivamente. No fim dos anos 80, com a ajuda do Governo Estadual, a infra-estrutura da Brasital S/A passou a integrar o patrimônio público de São Roque. Em 1989, o local começou recebeu um novo nome e passou a chamar Centro Educacional e Cultural Brasital.

Atualmente, o prédio principal da administração abriga os departamentos de Educação e a divisão de Cultura da prefeitura. O Banco do Povo e o Posto de Atendimento do Sebrae também funcionam no local, situados na portaria da rua Rui Barbosa.

Os galpões que antes eram ocupados pelos teares, agora são utilizados para fins culturais como a biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, sala de música e dois salões onde são realizados eventos.

Trilha Ecológica

Além das construções históricas, a Brasital também possui uma porção de mata com cerca de 30 mil metros quadrados. O local possui uma trilha ecológica chamada de Caminho das Águas.

Serviço

Onde fica? Av. Aracaí, 280 - Vila Aguiar

Quanto custa? Visita gratuita

Quando visitar? Diariamente das 9h30 às 16h

Infra-estrutura? Estacionamento e sanitários

Recomendações: É proibida a entrada de veículos no pátio central