Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

12/8/2010 - São Roque - SP

Tapetes de Rua completam 35 anos de tradição nas Festas de Agosto




Quinze dias de tingimento e preparação de pó de serragem. Criatividade e dedicação de mais de 500 pessoas. Quase dois mil metros de ruas enfeitadas e muito tempo de trabalho.

Assim podemos resumir o processo de confecção dos “Tapetes de Rua”, que este ano completa 35 anos junto às tradições das Festas de Agosto.

Não importa se logo em poucas horas será tudo desmanchado pelos pés dos devotos, o único propósito é que a imagem do padroeiro seja saudada e percorra por um caminho macio, repleto de cores e beleza durante todo o percurso da procissão.

Desde 1975, quando o primeiro tapete de rua foi confeccionado pela família de Vasco Barioni em frente ao antigo Cine São José, na Rua Rui Barbosa, a tradição religiosa foi repetida e aprimorada até os dias de hoje em São Roque.

José Carlos Dias Bastos, o Zé do Nino, em 1976 iniciou na confecção dos tapetes, e hoje com seus 77 anos de idade, coordena o desenvolvimento dos enfeites e mantém vivo esse costume durante a festa. “É muito lindo e gratificante ver todo o trabalho feito pela comunidade, que fica mais bonito e maior a cada ano que passa”, afirma.

Segundo Zé do Nino, já está tudo pronto para a confecção dos tapetes e uma das novidades desde ano será o aumento da participação e colaboração de crianças, que virão de várias escolas municipais e estaduais, através de condução cedida pela prefeitura. E a outra novidade são espaços que serão disponibilizados para artistas plásticos da região desenvolverem sua arte com serragem nos tapetes.

Os tapetes serão feitos a partir das 7h, e enfeitarão as ruas da área central da cidade na próxima segunda-feira, dia 16 de Agosto, ficando em exposição nas ruas até a passagem da procissão que esta prevista para começar às 17h do mesmo dia.

Voltar

Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.