Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

8/11/2007 - São Roque - SP

São Roque sedia a 1ª Oficina de Monitoramento do Plano de Ações e Metas DST / AIDS




Cerca de 30 profissionais da área de Vigilância em Saúde de São Roque, Itu e Salto participaram na terça-feira, dia 31, da 1ª Oficina de Monitoramento do Plano de Ações e Metas DST / Aids realizada no Centro Cultural Brasital. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde em parceria com a prefeitura de São Roque, foi o primeiro do gênero na região e teve como objetivo capacitar os agentes de saúde pública para estruturar mecanismos de avaliação dos resultados obtidos nos programas de DST / Aids.

Segundo a palestrante do curso e coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Nair Brito, os conhecimentos do curso são mais uma ferramenta que os profissionais de saúde podem utilizar para aprimorar a qualidade dos serviços prestados nas unidades de Saúde, independente do programa. “É um curso de oito horas com uma metodologia desenvolvida pela Fiocruz que ajuda a qualificar o processo de trabalho em todas as áreas da saúde desde a prevenção, mostrando como incorporar o monitoramento como um recurso estratégico necessário”, explica.

Atualmente, os principais mecanismos de avaliação dos programas são “unilaterais” e realizados via informação de dados. A partir deste treinamento a avaliação passa a ser mais prática e com retorno aos municípios. “Com a estratégia de monitoramento, os profissionais têm uma noção melhor do que estão realizando e assim têm condições de melhorar o trabalho para alcançar as metas de maneira mais eficaz.”, justifica Nair Brito.

Para Luiza Helena Mirim, enfermeira que chefia o Serviço de Vigilância Epidemiológica, as estratégias de monitoramento também ajudam os profissionais a planejarem melhor os programas de saúde. “Estas informações também são importantes porque nos dão idéia de como desenhar melhor os planos de ações e metas”, resume.

Com o objetivo de capacitar outros profissionais e obter eficácia nos demais programas oferecidos na rede municipal, todas as enfermeiras responsáveis pelas unidades de saúde participaram da oficina.

Fonte: Prefeitura de São Roque


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.