Domingo, 12 de Maio de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

12/4/2017 - São Roque - SP

A maturidade emocional é resultado da fantasia, diz especialista em neuropsicopedagogia




“A ludicidade potencializa o aprendizado e a criação de novos neurotransmissores para toda a vida”. Esse foi um dos pontos enfatizados pelo professor Dr. Luiz Antonio Correa durante a palestra promovida pelo Colégio CB COC na quarta-feira (5) no auditório do Hotel Cordialle. Correa, atual presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPq), ministrou a palestra “A importância do Afeto no Desenvolvimento Emocional e Cognitivo do Educando” e mostrou-se preocupado com a “adultização” das crianças. Segundo ele, a sociedade atual está acabando com a infância, o que poderá resultar em adultos desequilibrados ou até mesmo com doenças psicossomáticas graves. “A criança não é um adulto pequenino. Criança tem que brincar, precisamos resgatar a infantilidade das nossas crianças. A maturidade emocional é resultado da fantasia”, destacou o especialista.

Pesquisador do cérebro humano deste a vida intrauterina o professor Correa resumiu como a neurociência está vinculada a educação. “Aprender é uma questão de concentração, organização e ritmo neurológico”, que de acordo com pesquisas realizadas está intrínseco a uma rotina de alimentação e sono. A alimentação adequada permite uma condução mais rápida e eficiente dos impulsos nervosos e o sono potencializa a consolidação de novas memórias. Outro ponto de influência vital para o desenvolvimento cognitivo é a afetividade. O cuidado, o carinho, o toque, a proximidade da família com as brincadeiras, a atenção com as atividades das crianças permitem um processo de recompensa no cérebro. “Há uma relação bastante complexa entre a recompensa e os diferentes processos relacionados com o comportamento humano e a aprendizagem. Crianças que são elogiadas serão ótimos alunos”, frisou o professor.

O especialista também destacou que cada indivíduo tem um ritmo neurológico diferente, que deve ser respeitado. Como alternativa, a educação musical pode promover o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas como: atenção, memória, habilidades de leitura e habilidades visuoespaciais. “Um aluno que não aprende, não significa que ele não tenha a capacidade, apenas precisa de mais tempo. Quando um professor possui uma visão dinâmica da inteligência, ele acredita que todos os alunos podem aprender”, finalizou. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.