Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

2/2/2009 - São Roque - SP

Aumento de denúncias faz Conselho Tutelar expandir atendimento




Para facilitar o acesso das crianças aos mecanismos de defesa e proteção contra qualquer tipo de violência, o Conselho Tutelar de São Roque ampliou seu atendimento e agora também funcionará em novos dias e horários. Durante a semana o expediente passou a ser feito das 8 às 18 horas e haverá atendimento no último sábado de cada mês, das 9 às 15h.

De acordo com o Conselho Tutelar, estas as mudanças estão previstas em lei e foram promovidas a partir do aumento da demanda por intervenções do conselho. Um levantamento baseado nos relatórios de atendimentos do Conselho Tutelar nos anos de 2007 e 2008 aponta índices preocupantes relacionados à quantidade de ocorrências.

O estudo feito pelos Conselheiros mostra que de 2007 para 2008 o registro de casos de agressão na escola aumentou 270% e as ocorrências que caracterizam ato infracional cresceram 160%. “Acredito que, infelizmente, essas ocorrências sempre existiram e não eram comunicadas. Com as campanhas na TV as pessoas passaram a procurar mais o Conselho e outros órgãos para denunciar”, analisa Aparecida Mara Borba, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes que atua em conjunto com o Conselho Tutelar.

Os relatórios mostram ainda que os casos de envolvimento com alcoolismo, maus tratos e negligência mantiveram os mesmos índices de ocorrências, o que também preocupa os conselheiros porque os casos de negligência representam quase 10% dos atendimentos.

O Conselho Tutelar também apurou que no período pesquisado houve queda de alguns índices como as ocorrências envolvendo conflitos familiares 23% e caso de abusos, violências e atentados ao pudor tiveram redução de 13%.
Apesar de ter detectado aumento no número de determinadas ocorrências, o Conselho Tutelar entende que o panorama pode ser outro. “Infelizmente estes números podem ser maiores, pois há os casos omissos, que muitas vezes não chegam ao conhecimento do Conselho Tutelar”, alerta Borba.
Pelos dados levantados pelo Conselho, 10% da população de crianças e adolescentes em São Roque estiveram envolvidos em algum tipo de atendimento junto ao Conselho Tutelar em 2008.

Serviço
Denúncias ao Conselho Tutelar podem ser feitas diretamente na sede localizada na Rua Marino Camurça, 67 – Centro, ou pelo telefone (11) 4784-5172

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.