Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

12/11/2008 - São Roque - SP

Cerimônia no Museu de Artes marca encerramento do curso em argila




Em clima bem descontraído e de entusiasmo foi encerrado na última sexta-feira, dia 31, o curso de escultura em argila promovido pela Divisão Cultura da Prefeitura de São Roque e ministrado pelo santeiro conhecido nacionalmente, Wandecok Cavalcanti. Uma cerimônia foi realizada no Museu de Artes “Darcy Penteado” na Brasital e foi marcada com a entrega de certificados em formação básica em escultura e uma exposição das obras feitas pelos 36 participantes. Na ocasião amigos e familiares dos alunos prestigiaram o evento.

Os certificados foram entregues aos alunos pela chefe da Divisão de Cultura, Fernanda Penteado Rulli e por Cavalcanti.



Os alunos se mostram muito entusiasmados com o resultado do curso que foi realizado em uma semana, 3horas/aulas por dia. 90% dos alunos não tinham experiência em argila e confeccionaram a imagem de São Francisco.

A aluna, Edna Rodrigues, destaca que tinha uma pequena experiência com trabalhos em argila, mas que este curso deu um enfoque diferente do que havia aprendido. “Cada artista trabalha de uma forma diferente e Wandecok mostrou outras técnicas que só veio acrescentar no que eu já tinha visto. Achei ótimo o curso”.

Para a artista plástica, Laura Borges Mastroguiseppe, que também participou do curso comenta que para ela foi uma experiência nova. “Foi um pouco trabalhosa, porque não é tão fácil trabalhar com argila, mas foi muito boa a experiência e superei minhas expectativas”. Ela acrescenta ainda. “Agradeço a prefeitura pela oportunidade do curso e de conhecer o artista que é um excelente profissional. Espero que tenha outros cursos como este”.

Um outro aluno iniciante, Murilo Silveira Filho, também confessa que não é tão fácil trabalhar com argila, mas que é apaixonante. “Quando a gente começa aprender não dá vontade de parar e, sim, de fazer várias peças”, brinca. Ele diz que cada aluno expressou a sua capacidade própria nas obras. “O legal que o professor foi nos orientando sem interferir nosso trabalho e cada um fez aquilo conforme a capacidade. Acredito que por uma semana de curso, cada aluno fez um bom trabalho”, completa.

O curso foi ministrado com aulas práticas e teóricas que possibilitou aos alunos desenvolverem os fundamentos de como executar uma escultura oca, com base de estrutura para qualquer outra. O artista utilizou como base para os alunos a imagem de São Francisco, que segundo Cavalcanti, é uma peça de fácil execução.

Segundo ele, a experiência que já tem há 16 anos ministrando o curso em vários lugares do país, atender um grupo inexperientes e tendo 98% de acertos em um curso de uma semana, o resultado foi excelente e gratificante, aponta Cavalcanti. “O trabalho foi bem direcionado e os alunos mostraram interesse, por isso o resultado foi positivo”, conclui.

Fonte: Prefeitura de São Roque


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.