Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

14/7/2009 - São Roque - SP

Com pratas da casa, natação de São Roque é campeã dos Regionais




de O Democrata nos Esportes

A cena que se segue foi repetida 30 vezes nas piscinas do Grêmio União Sanroquense nas últimas quarta e quinta-feira, 8 e 9: um nadador da equipe GUS/Unimed/Academia da Mazzé sobe ao pódium, 13 vezes na posição mais alta e recebe a premiação. Da arquibancada montada ao lado da piscina, a torcida grita, em uníssono: “Valeu, São Roqueee”. O nadador abaixa ao lado da piscina e benze sua medalha nas águas que há mais de 30 anos são o palco da tradicional e sempre forte natação são-roquense.

A cena de ver um são-roquense no lugar mais alto do pódium repetiu-se tantas vezes que a equipe do GUS tornou-se, nos Regionais, o time a ser batido. Um flagrante da redação de O Democrata nos Esportes é exemplar. Depois de receberem as medalhas da prova do revezamento 4 x 100m feminino, as garotas de Sorocaba, Jundiaí e Santana de Parnaíba pediram para Guilherme Lion, repórter deste jornal, tirar uma foto delas todas juntas, com as medalhas. Comemoravam o fato de terem subido ao pódium todas juntas, sem a presença de São Roque, algo raro naqueles dois dias no GUS.

Nas fotos desta página, porém, só as maiores conquistas. E é por isso que quem ilustra a matéria é a equipe feminina de São Roque, campeã geral da natação dos 53º Jogos Regionais com 183 pontos contra 171 de Jundiaí e 166 de Itu e 157 de Sorocaba. O resultado reafirma um excelente trabalho de base desenvolvido no GUS há décadas e que volta a trazer uma chuva de medalhas para São Roque, sob o comando do técnico Emerson Jimenez.

O excelente desempenho se deve não apenas às medalhas conquistas, mas principalmente ao ótimo aproveitamento de pontos. Em quase todas as provas São Roque teve duas nadadoras somando pontos importantes para a cidade. Individualmente o destaque da equipe da casa foi a nadadora Francine Meyer que conseguiu índices para os Jogos Abertos nas provas de 50 e 100 m borboleta e nos 200 m medley, sempre com medalha de ouro, além de uma prata nos 200 m borboleta.

Também se destacaram as atletas Niágara Paiva Xavier, com prata nos 200 m costas e nos 400 m medley e bronze nos 200 livre e nos 100 m costas; Aliny Nayara, que conseguiu índice para os Abertos nos 100 m peito com ouro e prata nos 50 e 200 m peito; Suellen Carlassara, que conquistou o índice nos 50 m nado peito com ouro e bronze nos 100 e 200 m nado peito. Além disso a equipe dos 4 x 100 m quatro estilos ficou com a medalha de ouro.

No masculino São Roque só não ficou com o título por duas decisões muito contestadas dos juízes de raia, que, segundo nadadores, eram árbitros de atletismo improvisados na natação. Eles anularam duas medalhas de ouro de São Roque alegando problemas na virada. Com 18 pontos tirados pelos juízes, a equipe do GUS acabou na terceira colocação, 15 pontos atrás de Sorocaba e apenas 3 depois de Jundiaí.

O grande destaque de São Roque foi o nadador Claudemir Kirkes, um dos dois atletas convidados a completarem a equipe para os Regionais. Ele veio ocupar o lugar do atleta Rafael Guimarães, o Melão, que se “aposentou” das competições neste ano. Vindo do Espírito Santo, conquistou quatro medalhas de ouro, além da que lhe foi tirada pelos árbitros, em cinco provas disputadas. Além dele, destaque também para Leandro de Arruda, que conquistou três índices para os Jogos Abertos com ouro nos 50 m livre e prata nos 100 m livre e 50 m nado borboleta.

Outro grande nome de São Roque nos Regionais foi Felipe Boschini, que conquistou bronze nos 100 m livre e nos 50 m livre, as duas provas mais nobres da natação, além de ter conquistado a prata e índice para os Abertos nos 50 m nado peito. Amigo de Melão e vindo de Ribeirão Preto, Bruno de Souza conquistou a prata nos 200 m medley, o bronze nos 100 m peito e também nos 50 m peito, prova em que fez o índice para os Abertos. Os quatro ainda faturaram três ouros nos revezamentos, com três índices para os Jogos Abertos do Interior, que acontecerão em São Caetano: 4 x 200 e 4 x 100 m livre e 4 x 100 quatro estilos.

Ao final do dia, após a cerimônia de entrega de medalhas e troféus para os treinadores das três melhores equipes em cada categoria, as meninas de São Roque invadiram a premiação e, depois de comemorar muito com Emerson Jimenez, jogaram o treinador na piscina, para onde pularam em seguida, dando mais um banho nas medalhas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.