Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

27/11/2007 - São Roque - SP

Debate marca comemoração dos 17 anos do ECA em São Roque




Para comemorar os 17 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Roque promoveu na noite de quarta-feira, dia 21, um debate sobre violência, drogas, sexo e sexualidade.

De acordo com a presidente do CMDCA, Aparecida Mara Borba, os temas escolhidos foram baseados na realidade das crianças e jovens. “Nossa preocupação foi basear o evento a partir dos atendimentos feito pelo Conselho Tutelar”, comenta.

Segundo ela, de janeiro a outubro deste ano a maior parte das ocorrências atendidas pelo Conselho Tutelar estão relacionadas a conflitos familiares envolvendo os assuntos definidos como pauta do evento.

Para nortear o debate o CMDCA realizou um concurso na rede municipal de ensino para obter dos alunos as questões e principais dúvidas. A organização do evento selecionou 24 perguntas, oito para cada tema. Como incentivo, os autores das perguntas selecionadas receberam brindes e uma carta de agradecimento.

O debate
A dinâmica do debate foi estruturada em rodadas de temas com as perguntas feitas pelos adolescentes e respondidas pelos convidados especialistas em cada tema. As questões sobre drogas foram respondidas pela Terapeuta do Gabata Berenice, o presidente do Gabata, João Domingos, pelo comandante da Guarda Municipal, Orlando Reinaldo. O tema sexo e sexualidade foram explanados pelo médico ginecologista Paulo César Malachias e pela psicóloga do departamento de Bem-Estar Social, Valéria Moraes Martins. Para falar sobre violência o evento contou com a participação da presidente do Conselho Tutelar, Marlene Simões Soares, da ex-conselheira, Ana Maria Brossa, da advogada Vanessa Garcia Silveira e com o sargento Aurélio da Polícia Militar.

Participação das autoridades
Além dos convidados e da população o debate em comemoração aos 17 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, teve a participação de dirigentes de entidades assistenciais voltadas às crianças, membros do Conselho Tutelar de São Roque e autoridades como os vereadores João Paulo de Oliveira, José Antonio de Barros (Zé Dentista), Raimundo Roberto Silva (Robertinho) e Israel Francisco de Oliveira (Toco). O prefeito Efaneu Nolasco Godinho também marcou presença no evento e ressaltou a importância de desenvolver um trabalho focado no bem-estar das crianças. “Ao cuidarmos bem das nossas crianças, estamos preparando um futuro melhor para São Roque”, ponderou Efaneu.

O evento contou com a participação do Coral Boca Aberta e foi encerrado com um coquetel servido aos presentes.

Agradecimentos
A organização do evento agradece aos colaboradores: Santa Rosa Magazine, Boschetti Eventos, Padaria Cidade, Padihey, Mundial Graf, Supermerdado Estância, Distribuidora Góes, Padaria Boulevard, Papelaria Silva e Santa Casa Saúde.

Fonte: Prefeitura de São Roque


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.