Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

4/10/2007 - São Roque - SP

Departamento de Educação realiza fórum sobre o meio ambiente na Brasital




O departamento de Educação da Prefeitura da Estância Turística de São Roque com o envolvimento de todas as Emefs realizou na última segunda-feira, dia 24, um fórum de atividades sobre o meio ambiente no Centro Cultural Brasital. O evento que teve como tema “Ambiente Sou Eu” envolveu uma série de apresentações que foram feitas pelos alunos. “Dentro deste tema houve o envolvimento de toda a comunidade escolar na discussão e busca de soluções aos problemas ambientais locais e globais”, explica a diretora do departamento de Educação, Márcia de Jesus Costa Nunes.

Segundo Márcia, este foi o 2º fórum realizado de 2007 e a finalidade é apresentar ações que contribuam para a preservação, conservação, recuperação do patrimônio natural, bem como, do planeta.

De acordo com a diretora os trabalhos apresentados foram muito bons e criativos. “Vejo que as escolas evoluirão bastante e acredito que isso vai levar em pouco tempo uma mudança real do discurso para uma atitude”, destaca. “A idéia não é pararmos por aqui, pretendemos desenvolver outros trabalhos dando ênfase ao meio ambiente que é um assunto importante e precisa ser muito debatido” completa.

Apresentações
O fórum contou com apresentações de nove escolas da rede municipal, entre elas, a Emef Benedito dos Santos Rocha que trouxe uma explanação sobre os projetos desenvolvidos na unidade escolar. Um aluno fez uma leitura do texto “Jabuticabeira” trazendo uma mensagem de como devemos cuidar da natureza no presente para que as gerações futuras aproveitem seus benefícios. A Emeif Joaquim da Silveira Santos fez uma apresentação de fotos em Power Point (trabalho de campo nos pontos turísticos, rios e córregos dos municípios). O aluno Clóvis fez comentários sobre cada foto, colocando conceitos e impressões do grupo sobre aspectos ambientais, geográficos e econômicos. Já a Emef Roque Verani relatou as atividades desenvolvidas na unidade escolar com visita à estação experimental (compostagem), lixo reciclável (cooperativa) e uso de agrotóxicos. Uma aluna colocou as questões ambientais, sociais e econômicas relacionadas ao reaproveitamento do lixo. A Emef Tetsu Chinone deu destaque ao projeto "Horta" (cultivo e educação alimentar) combate a fome, além de apresentação em power point explanando os trabalhos de cada disciplina.

Diferenciando das outras escolas que trabalharam as questões ambientais de toda a cidade, a Dr. Rabindranath Tagore dos Santos Pires trabalhou os problemas ambientais do próprio bairro apresentando um painel de fotos retratando a questão do lixo e ainda fizeram apresentação da letra de um funk sobre o tema e uma paródia. A Emef de São João Novo Ciclo II também fez o mesmo e falou sobre o projeto interdisciplinar ligado aos 350 anos de São Roque focado no bairro objetivando a preservação do meio ambiente e da memória cultural do bairro e ainda fizeram uma retrospectiva dos projetos relacionados ao meio ambiente desde 2000.

Fonte: Prefeitura de São Roque


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.