Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

12/1/2009 - São Roque - SP

Detecção de Câncer de Mama em São Roque atinge metas da OMS




A detecção de casos de câncer de mama feminino na rede pública de saúde de São Roque em 2008 atingiu as metas estipuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com dados apurados no último mutirão de mamografias, realizado em dezembro pela Prefeitura de São Roque em parceria com o Governo do Estado e a RadMed, das 620 mulheres que fizeram o exame em São Roque, 5 apresentaram nódulos altamente suspeitos para o câncer de mama. Este resultado é proporcionalmente igual ao preconizado pela OMS que prevê a detecção de 7 casos a cada mil mulheres.

Para atingir as metas, além de aproveitar ao máximo os exames oferecidos e custeados pelo Governo do Estado no mutirão, o Departamento de Saúde incrementou as ações de diagnóstico. Por sugestão dos médicos, o protocolo para detecção de câncer de mama na rede pública passou a contar com exames complementares de ultrassom e biopsia nos casos em que há suspeita da doença. “A mamografia em mamas densas que apresentam muitas glândulas e pouca gordura é capaz de detectar 40% dos nódulos e quando complementamos com a ultrassonografia esse percentual de detecção sobe para 95%”, explica o médico radiologista Dr. Sandro Ceratti, especialista em diagnósticos por imagem.

O médico explica que oferecer a mamografia associada a estes outros exames complementares é muito comum na Europa e que a iniciativa do Departamento de Saúde é um diferencial para o sistema de saúde da cidade porque facilita o início do tratamento. “A espera por uma biópsia nos serviços de referência em Sorocaba pode chegar a seis meses. Fazendo a detecção e a confirmação do diagnóstico aqui, a paciente pode ser encaminhada diretamente ao serviço de oncologia”, destaca Ceratti.

Para o especialista, o volume de casos detectados são animadores porque mostram que as etapas de detecção e confirmação foram realizadas de forma eficiente e permitem que o município consiga fazer diagnósticos cada vez mais precoces. “90% dos casos de câncer acontecem por mutação genética e isso não há como prevenir, o que temos que fazer é rastrear essas mulheres e achar os nódulos em fase inicial”, conclui

Outros números de 2008 mostram que o Departamento de Saúde vem seguindo a recomendação técnica dos médicos ampliando o acesso ao exame. Ao todo, entre mutirões e agendamento referenciado, foram realizadas 1800 mamografias pelo Sistema Único de Saúde, todas a custo zero para o município.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde, Alexandre Marques Silveira, a prefeitura estuda a possibilidade de oferecer, com recursos próprios, mais 600 mamografias por ano, além de manter as que são oferecidas pelo Estado. “Nossa intenção é ampliar a cobertura e garantir que todas as pacientes do SUS na faixa etária recomendada realizem pelo menos uma mamografia por ano”, resume Silveira.

Câncer de Mama
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Quando detectado precocemente o câncer de mama tem possibilidade de cura de até 100%. O Instituto Nacional do Câncer estima que em 2008, somente no Estado de São Paulo, cerca de 15 mil mulheres morreram por causa da doença.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.