Sábado, 27 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

27/8/2009 - São Roque - SP

Em dez anos, São Roque viverá do Turismo, diz prefeito em entrevista a jornal




da Redação

Em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, em comemoração aos 352 anos de São Roque, o prefeito Efaneu Nolasco Godinho afirmou que em dez anos a cidade viverá do turismo

Confira na íntegra a reportagem do Cruzeiro do Sul.

 

Com a cabeça 10 anos a frente a Estância Turística de São Roque comemora hoje 352 anos. É este o tempo que o município levará para viver efetivamente do turismo. Segundo o prefeito Efaneu Nolasco Godinho (PSDB), o trabalho mais contundente com turismo foi iniciado há oito anos, por isso, principalmente com os moradores, o trabalho é de conscientizá-los sobre a importância de “bem receber” os turistas e adequar, principalmente o comércio central para atender os visitantes. “Fazendo tudo isso nosso projeto é fortalecer o turismo, a construção de mais hotéis, mais destaque para a gastronomia, coisas que qualificam o município”, falou, lembrando que além do vinho e da alcachofra, São Roque agora visa trabalhar também com a carne da rã, e já há um ranário na cidade para experimentos da exótica especiaria.

Com mais de 70 mil habitantes, e com um crescimento de 5% no primeiro semestre deste ano, conforme os dados da Fundação Seade, o prefeito se disse confortável para afirmar que o município está bem encaminhado, mas reforçou que a idéia é dar um passo atrás do outro, sem “atropelar” o processo que, segundo ele, precisa de tempo para realizar o sonho de viver do turismo. Ele citou o exemplo da cidade gaúcha, Gramado, que na década de 60 começou a trabalhar o turismo de forma tranquila até que chegasse em meados dos anos 2000, quando enfim conseguiu esta autossuficiência no segmento, e hoje já tem a própria comunidade mobilizada e trabalhando em prol do turismo local.

Segundo os dados repassados pelo chefe de Divisão do Turismo, Sandro Cobello, cerca de 600 mil pessoas visitam a estância anualmente, a maioria famílias e com carro próprio. Do total, 70% são da Capital e grande São Paulo e, nos últimos anos tem aumentado o número de visitantes vindos da região de Sorocaba e Jundiaí, que já chegam a 20% dos visitantes. Para expandir deste raio de alcance que é de aproximadamente 100 quilômetros, Cobello contou que estão investindo pesado em divulgação, principalmente em participações em feiras de turismo em todo o país e também aguardando a conclusão do Rodoanel, prevista para novembro, que deverá facilitar a vinda de turistas da baixada santista, que não precisarão entrar em São Paulo para chegar à cidade.

Copa de 2014

É com a cabeça na Copa do Mundo de 2014 que o município está solicitando junto aos Ministérios do Turismo e das Cidades o repasse de uma verba para melhorar a infraestrutura da cidade. “Temos bons hotéis, restaurantes, atrações turísticas e o mais importante, estamos muito próximos da Capital, mas ainda precisamos melhorar”, explicou o prefeito. Para tanto, entraram em contato com o comitê responsável pela Copa do Mundo em São Paulo, pleiteando hospedar uma das seleções participantes do evento. A intenção é projetar a cidade, que tornou-se estância turística há 19 anos, para um raio além do regional, alcançando notoriedade nacional como potencial turístico.

Para o prefeito, não apenas a ideia de uma seleção seria interessante, ele também entende que a cidade pode abrigar turistas nacionais e internacionais que vierem a São Paulo acompanhar alguns jogos, já que a cidade deverá ficar saturada com o contingente e o mais provável é que se hospedem em cidades próximas. Como reforçou, uma peculiaridade geográfica favorece o município, que fica 40 minutos da Capital e entre as regiões de Sorocaba e Campinas. “As nossas chances são muito boas”, comemorou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.