Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

9/7/2008 - São Roque - SP

Escolas municipais usam criatividade para comemorar o Dia da Leitura




As comemorações do 1º Dia Municipal da Leitura, realizadas na última sexta-feira, 27, na rede municipal de ensino contaram com ações criativas para incentivar o hábito de ler dentro e fora da escola. Professores, auxiliares e alunos da educação infantil e do ensino fundamental aproveitaram a data para mostrar iniciativas simples que reforçam a proposta do Departamento de Educação de estimular a leitura como uma prática prazerosa para se adquirir conhecimento.

Peças de teatro, saraus, confecção de livros e rodas de histórias foram algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos. Em algumas escolas, os trabalhos não se limitaram às salas de aula e ganharam as ruas dos bairros para mobilizar a comunidade.

Na Emef Leônidas de Moraes, no bairro Saboó, os alunos fizeram leituras de textos sobre meio ambiente e preservação para os profissionais do posto de saúde e para os operários que trabalham na obra de reforma da escola. “Tudo foi feito de surpresa, os alunos, os trabalhadores e os profissionais do posto não sabiam de nada” revela Silva Schumacker, diretora da escola.



O objetivo da ação foi transmitir um pouco da leitura para quem não tem muito tempo de ler e também mostrar para os alunos o quanto essa contribuição pode ser útil. “Eles estão lendo com uma função, contando uma história para alguém é disso que eles gostam”, completa Schumacker.

“Remédios para a alma”
Em São João Novo as atividades da comemoração também beneficiaram a comunidade. Cerca de 50 estudantes do 1º ano a 4ª série distribuíram pílulas literárias, cápsulas contendo com trechos de textos bíblicos e clássicos da literatura, portuguesa e brasileira.

A idealizadora da ação, a professora de Língua Portuguesa Maria Aída explica que os alunos retiraram dos textos trabalhados em aula, frases que eles gostavam, digitaram e confeccionaram pequenos percaminhos que foram introduzidos em cápsulas vazias adquiridas pela escola. Com as cápsulas nas mãos e em caixinhas, os alunos percorreram a área central do distrito distribuindo para a os moradores. “Durante a entrega eles orientam a pessoa a ler e passar para outra, nosso objetivo é formar uma corrente de leitura”, justifica Aída.

Segundo a professora, uma brincadeira como esta desperta o interesse das crianças que passam a ter uma relação mais próxima com os livros e com a leitura. “É um jeito diferente de estimular a memorização, a dramatização e a escrita”, comenta.

A fórmula que mistura lúdico e leitura foi aprovada pelos alunos que aderiram à iniciativa com vontade e consciência como mostra Bruno Antonio de apenas 10 anos. Questionado sobre o que estava fazendo, na simplicidade de criança e com a sensibilidade de leitor ele dispara: “Estamos distribuindo remédios que fazem bem para a alma”, responde.

Participação dos pais
As escolas municipais de educação infantil também mobilizaram os alunos no dia da leitura. Preocupados com a continuidade do trabalho, os educadores da Emei Taboão, por exemplo, envolveram os pais nas atividades. Por meio de dinâmicas e atividades interativas eles conheceram melhor o projeto de leitura realizado na rede municipal de ensino. “A intenção é que os pais participem e continuem incentivando seus filhos em casa”, resume a diretora Gislaine Segura.

O Dia Municipal da Leitura foi instituído pela Lei 3.096, de 03 de outubro de 2007, faz parte do calendário oficial de datas e eventos do município e será comemorado anualmente no dia 27 de junho.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.