23/5/2012 - São Roque - SP
da assessoria de imprensa da prefeitura de Ibiúna
Em discurso durante inauguração da Casa da Cultura “Osório do Amaral”, o novo secretário de Cultura e Turismo, Jailson Duarte de Sousa, carinhosamente conhecido como Jailson BR, falou sobre a importância de desenvolver o setor. “Fico muito feliz em poder fazer parte de uma equipe tão qualificada. Estou à disposição dos munícipes e de todos os interessados em desenvolver atividades aqui na Casa da Cultura”, declarou o secretário. O evento aconteceu no último dia 18 e contou com apresentações artísticas, coquetel e presença do prefeito Coiti Muramatsu e do secretário Paulinho da saúde e demais autoridades, além da família do homenageado, Osório do Amaral.
De acordo com Jailson, a intenção é implementar uma política de "portas abertas" para produtores culturais, artistas e demais interessados em promover e disseminar a cultura no município. Jaílson substituiu Mauro Issler, que respondia pela pasta desde 2009.
A Diretora da Cultura também discursou na cerimônia e endossou a fala de Jaílson. "Já desenvolvemos muitos trabalhos aqui e esperamos que a reabertura da Casa da Cultura signifique um novo começo, com direito a mais arte e cultura para toda a população”.
Apresentações artísticas
Além de exposições e apresentações artísticas com “Os Gravatas”, “Cia Una D’Art” e Projeto Guri, um delicioso coquetel de comidas orgânicas foi servido aos convidados.
Os Gravatas”, “Cia Una D’Art” e Projeto Guri, são artistas, músicos e atores bastante conhecidos já no município. Muitos deles participaram de projetos desenvolvidos na Casa da Cultura e já estão conquistando espaço nos meios artísticos. “Nossa alegria é imensurável quando sabemos que um artista que começou em Ibiúna está sendo reconhecido também em outros municípios. E nossa intenção é essa mesmo, propagar o trabalho dos artistas e dentro do possível, oferecer cada vez mais recursos técnicos para eles”, destacou Jaílson.
Projetos
A Casa de Cultura “Osório do Amaral” é um projeto que vem se desenvolvendo desde 2009. O prédio foi alugado no ano 2010, quando começaram as primeiras reformas e estruturação. Desde então aconteceram uma série de manifestações artísticas e culturais, como a realização de oficinas culturais - fotografia, teatro, circo, desenho e outras. O galpão localizado atrás do prédio foi modificado para artes cênicas e é local de apresentações teatrais. Nele, inclusive, foi montada e apresentada a peça “1968, último ato”, que foi um sucesso de público.
A Casa da Cultura possui um acervo de livros e documentos especiais para o estudo de interessados. O Telecentro, localizado na Casa da Cultura, disponibiliza nove computadores com internet para a utilização gratuita dos usuários e o Projeto Guri, pólo Ibiúna, utiliza do espaço da casa para ministrar aulas de violão, percussão e canto coral aos jovens de nossa cidade.
Osório do Amaral
O Sr. Osório do Amaral foi um grande amante das artes e cultura e sempre esteve envolvido com atividades relacionadas a estas áreas. Ajudou a fundar o primeiro teatro de Ibiúna, ganhou 14 troféus de carnaval e participou ativamente de todos os eventos da cidade, como festas juninas e peças teatrais. Ainda em parceria com Maria Aparecida Abibi, com quem fazia a dupla Periquito e Chica, se apresentou muitas vezes nos palcos do Marajó em Ibiúna e no Cine São José, em São Roque.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.