2/9/2009 - São Roque - SP

“Se fizermos as contas, os vereadores deram mais moção do que pediram benfeitorias”, diz vereador Estrada

da Redação

Uma moção para o ex-Secretário de Desenvolvimento e atual Chefe da Divisão de Cursos Profissionalizantes da prefeitura de São Roque, Vorneis de Lucia, casou intenso debate na Câmara dos Vereadores nesta semana.

O vereador Donizete (PMN) sugeriu uma moção a Vorneis pelos seus serviços prestados ao município. Em conversas reservadas, os demais vereadores teriam pedido que o carteiro retirasse a moção. Colocada em pauta há algumas semanas, a moção foi adiada para a sessão desta segunda-feira, 31, quando novamente foi sugerido o adiamento.

Os vereadores pretendiam com isso ganhar tempo para convencer Donizete a retirar a moção, já que eram contra ela. Em audiência no começo do ano, na Câmara, Vorneis bateu boca com o vereador Lilo (ausente na sessão desta segunda, por problemas de saúde) e teria ofendido os edis e também funcionários, segundo avaliação de alguns vereadores.

Toco sugeriu o adiamento por dez sessões e Alfredo Estrada protocolou adiar em quinze dias, o que Donizete recusou, alegando que preferia ver a moção negada do que não votada, que ele não voltaria atrás.

Praticamente todos os vereadores se pronunciaram contra a homenagem, sugerindo que Donizete estava causando um constrangimento à Casa, a ele mesmo e ao suposto homenageado.

Em sua colocação, o vereador Alfredo Estrada criticou o excesso de moções na Câmara: “A gente vê gente que varre a frente da casa do vereador receber moção, assim fica difícil de a gente votar. Acho que temos que ter critério. O que ele fez de relevante para o município para receber uma moção? Ta perdendo a essência a Moção de Congratulação. O cara consertou o pneu da bicicleta do vizinho, ganha moção. Está assim a situação”.  

Em resposta, o presidente da Casa, vereador Marquinho Chula, observou que não tem como os vereadores valorarem cada uma das moções.

Estrada interrompeu Chula para criticar a Moção de Congratulação dada aos novos festeiros de agosto, que ainda nada fizeram pelas Festas, apenas receberam a incumbência, ainda irão trabalhar todo o ano, podendo receber as congratulações depois de já realizado o trabalho e não antes.

Sobre o varredor, Chula afirmou que Estrada deveria ter votado contra se não concordava com a Moção, se indispondo contra a família do varredor que estava presente na Sessão, observando que ele não varre só a frente da casa de um vereador, mas toda a região da Rua Varanguera.

Na sequência dos debates, Chula afirmou ter protocolado um projeto limitando em 4 o número de moções dadas por cada vereador a cada mês. Assim, seriam dadas até 480 moções em um ano, ou 1,4 por dia. Isso é mais do que já está sendo dado nesta legislatura: 263 moções em 243 dias, o que dá 1,08 por dia.

O vereador Alfredo Estrada respondeu afirmando que julgava muito o número de 4 por mês, sugerindo uma ao mês. Rafael Marreiro indicou que prefere uma por sessão. O presidente da Casa então pediu que o debate fosse feito no intervalo e não durante a Sessão.

Ao fim, a moção foi votada e aprovada por 5 votos a 4. Votaram a favor dela os três vereadores de oposição (Julio Mariano, Estrada e Marreiro), todos tendo se pronunciado contra a moção anteriormente e afirmando que votariam a favor só por cordialidade e o vereador proponente Donizete. João Paulo, Toco, Rodrigo Nunes (todos do mesmo partido de Vorneis, o PSDB) e o também situacionista Tio Milton votaram contra. O voto de minerva ficou com o presidente Marquinho Chula, que aprovou a moção, ressaltando que o fazia por educação e não por concordar com ela.