25/2/2009 - São Roque - SP

Administração municipal começa a elaborar Plano Plurianual

Os diretores de departamento da Prefeitura da Estância Turística de São Roque realizaram no inicio da semana, a primeira reunião de trabalho para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2010 a 2013. O PPA é uma ferramenta de gestão em que os administradores municipais definem suas prioridades especificando metas e prazo de execução. Este planejamento engloba ações previstas para o período que compreende os três últimos anos da gestão em vigor e o primeiro ano da gestão seguinte.

De acordo com a diretora do Departamento de Finanças, Carla Rogéria Agostinho, este planejamento é o ponto de partida para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) e por isso está sendo elaborado com critérios. “Hoje, os órgãos fiscalizadores são muito rigorosos e cobram um planejamento bem feito dos municípios. Cada ação informada deve ser realizada e quando isso não acontece temos que justificar, por isso vamos fazer um plano com metas reais e possíveis”, antecipa.

Participação do Legislativo
As propostas e metas de cada área da administração pública devem ser reunidas no inicio de março e a partir daí os departamentos de Finanças e Planejamento formatarão um relatório final que será discutido com o legislativo municipal. “Queremos envolver os vereadores e os técnicos da Câmara, para esclareceremos as propostas e as dificuldades que cada uma delas apresenta. Vamos ainda demonstrar a importância deste planejamento estar centrado nas políticas públicas que a administração municipal quer dar sequencia e também naquelas que pretendemos implantar”, enfatiza a diretora de Finanças.

Audiências públicas
Na sequencia a administração municipal promoverá audiências públicas para apresentar à comunidade são-roquense o que está sendo planejado para a cidade nos próximos anos. O passo seguinte é submeter o PPA para a aprovação da Câmara Municipal. A prefeitura informa que ainda não tem um cronograma definido para estas ações, mas assegura que o processo de elaboração, apresentação e aprovação do Plano Plurianual deve estar concluído até o dia 30 de abril.

Fonte: Prefeitura de São Roque