26/10/2007 - São Roque - SP

Alunos da Tibério Justo da Silva participam de palestras sobre a saúde

A exemplo de outras escolas municipais, nesta semana, de 22 a 26, a Emef Tibério Justo da Silva do bairro Mailasqui também realizou a “Semana da Saúde” com diversos temas e palestras. A iniciativa da ação foi da professora Solange Godinho.

A direção da escola aprovou a idéia e disse que esse tipo de ação, que foi desenvolvido com os alunos e a comunidade do bairro, além de ser um trabalho de conscientização, vem também enriquecer o conteúdo de programas do departamento de Saúde.

A professora Solange explicou que o objetivo de promover esse trabalho foi atingir, principalmente, os adolescentes no que diz respeito à higiene pessoal, além disso, ela destacou ainda, que foi um meio de conscientizar a comunidade sobre algumas doenças que às vezes eles não têm muita informação. “Além de tornar o aluno multiplicador do assunto, vem complementar o nosso trabalho em sala de aula”, acrescentou.

A programação de palestras, que foi ministrada por diversos profissionais da saúde, abordou assuntos como: doenças sexualmente transmissíveis, agravos à saúde por agentes biológicos tendo como destaque a vacina, higiene pessoal, diabetes e dengue. “Com esses assuntos pretendemos que a comunidade seja bem informada e saudável”, enfatizou. “Lamentamos a pouca freqüência da comunidade, mas os alunos foram 100% participativos”, comentou entusiasmada.

A professora disse também que com esse ciclo de palestras os alunos estarão preparando um material pedagógico para apresentação na mostra cultural que acontecerá em dezembro.

Os alunos da 6ª série, Gilliardi Soares e Felipe Teodoro, ambos 12 anos, acharam boa a iniciativa e destacaram que foi uma oportunidade muito importante para que as pessoas previnam doenças.

Fonte: Prefeitura de São Roque