14/8/2008 - São Roque - SP

Aniversário de São Roque será celebrado neste sábado com procissão

O aniversário de 351 anos de São Roque será comemorado neste dia 16 com a tradicional procissão marcada para as 17 horas de sábado pelas ruas centrais da cidade, ato de fé que mobiliza toda a população e devotos das mais diversas regiões do país. Tapetes de rua feitos com serragem, flores e pinturas serão confeccionados para a passagem dos fiéis que carregarão no andor a imagem do padroeiro e de Nossa Senhora da Assunção.

Na sexta-feira, dia 15 às 10 horas, será celebrada a missa de Nossa Senhora da Assunção e às 17 horas haverá também a procissão. O encerramento do Calendário Religioso no sábado será marcado com a Alvorada às 6 horas, Missa Campal às 10 horas, e se encerra após a procissão de São Roque.

Este ano o Calendário Festivo segue até o dia 17, mantendo as barracas da Av. Tiradentes funcionando, com o objetivo de atender os turistas que estiverem na cidade no fim de semana, já que o aniversário será no sábado. A intenção de prolongar a festa até o domingo é para valorizar também o artesanato local, segundo a Divisão de Turismo. Somente as barracas das entidades, que ficam na praça, encerram as atividades no sábado.

História
As Festas de Agosto tiveram suas origens vinculadas à fundação da cidade. Seu fundador, Pedro Vaz de Barros, devoto de São Roque, homenageou a cidade com este nome; cujo dia é comemorado dia 16 de Agosto. Desde então, elas foram ganhando importância dentro da comunidade. No final do século XIX, com o início da “Entrada dos Carros de Lenha” (onde os produtores locais ofertaram grande quantidade de lenha para que obtivesse renda suficiente para a aquisição de uma nova imagem do santo) é que elas tomaram sua forma atual, ou seja, toda a comunidade envolvida na aquisição de fundos para beneficiar os mais carentes, e conservar a igreja.

Fonte: Guia São Roque