25/4/2008 - São Roque - SP

“Arrastão” contra a Dengue em São Roque, com mais de 6.000 visitas

Segundo o balanço fechado pelas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, 6.482 residências foram visitadas no arrastão contra Dengue, realizado no último sábado, dia 19. A ação foi realizada por 170 funcionários do departamento na região central de São Roque e nos bairros de São João Novo, Mailasque, Guaçu ,Vila Nova e Goianã. 58% dos imóveis (3.772) visitados pelos agentes foram vistoriados em busca de criadouros e os moradores foram orientados. Em 36% das casas visitadas não foram encontrados moradores o que não impediu a procura por criadouros no bairro.



Apenas 5% das pessoas abordadas não autorizaram a entrada das equipes.

Para a veterinária Daniela Carolina Dias, que chefia a Vigilância Sanitária e coordena o Serviço de Controle de Zoonoses, estes números mostram que o resultado foi bastante positivo. De acordo com ela, a população recebeu muito bem os agentes. “Foi melhor que esperávamos, as pessoas pareciam que estavam nos esperando e fomos muito bem acolhidos nas casas. Muitos se mostraram interessados e aproveitaram para tirar dúvidas”, relata.

A veterinária também destacou o empenho dos funcionários mobilizados. “Alcançamos este resultado porque os funcionários estão engajados e trabalharam com vontade”, enfatiza Daniela.

O prefeito Efaneu Nolasco Godinho, que esteve no Centro de Saúde II, reconheceu a disposição dos funcionários e os parabenizou pela seriedade com que desenvolvem o trabalho contra a dengue. “Graças ao trabalho e profissionalismo destas pessoas e ao apoio da população, nossa cidade está livre da infestação do mosquito e da doença”, comentou.

A estratégia de eliminar focos e ao mesmo tempo sensibilizar a comunidade por meio de mutirão foi tão bem sucedida que o mutirão será repetido pela prefeitura no dia 17 de maio.

Fonte: Prefeitura de São Roque