2/7/2009 - São Roque - SP

Aumento do número de mendigos no centro preocupa prefeitura

Estiveram reunidos na ultima sexta-feira, 26, para discutir estratégias para o atendimento de moradores de rua que perambulam pela cidade o Departamento do Bem-Estar Social da Prefeitura de São Roque, diretores e profissionais da Guarda Municipal, Saúde e o presidente da Câmara Marquinho Chula.

O aumento do número de itinerantes no município preocupa a administração municipal e a Câmara de Vereadores, que até estudam juntas a criação de uma lei para regulamentar o atendimento aos homens e mulheres que moram nas ruas.

Segundo um levantamento feito pelas assistentes sociais da prefeitura, atualmente, cerca de dez pessoas vagam pelas ruas do centro diariamente. Destas apenas três são residentes em São Roque.

“Os que são daqui nós conhecemos, já foram atendidos e acabam voltando para as ruas porque não são aceitos pelas famílias, os demais são de outras cidades e muitas vezes são trazidos para cá”, explica a assistente social Marisa de Santis.

O objetivo da prefeitura é tirar essas pessoas da rua e realizar um atendimento humanizado. “O problema não se resume a tirar essas pessoas da rua, temos que encaminhá-las para uma solução”, pontua a diretora do Departamento de Bem-Estar Social, Ofélia Zuccalá.

Para a diretora do Departamento de Bem-Estar Social este serviço deveria ser executado mediante convênio por uma organização não-governamental ou entidade especializada nesse tipo de problema social, mas como o município não possui este tipo de serviço, a prefeitura assumiu também a responsabilidade operacional.

Os assistentes sociais alertam que ao invés de dar qualquer tipo de esmola, a pessoas devem acionar a prefeitura pelos telefones 4784-8577 Departamento de Bem-Estar Social ou 4784-6533 Guarda Municipal.