11/10/2017 - São Roque - SP

Biblioteca Arthur Riedel recebe kit de equipamentos de tecnologia assistiva

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

São Roque foi uma das primeiras cidades paulistas contempladas pelo concurso “Acessibilidade em Bibliotecas” a receber um kit com equipamentos, destinado à Biblioteca Arthur Riedel. A cerimônia de assinatura do termo de doação dos equipamentos foi realizada no mês de agosto, pelo prefeito Claudio Góes, no Palácio dos Bandeirantes.

O concurso, uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, selecionou projetos visando a implantação e o aprimoramento dos serviços bibliotecários para pessoas com deficiência nas bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. Com a seleção, a cidade recebeu um kit de equipamentos de tecnologia assistiva, composto por ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador.

De acordo com os responsáveis, o equipamento chegou à biblioteca na primeira semana de setembro e já está disponível para uso desde o início do mês de outubro. Como parte do projeto, houve uma capacitação de funcionários da biblioteca para uso dos equipamentos, oferecida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Acervo Braille – O novo kit possibilitará a ampliação das ações da Biblioteca Arthur Riedel relacionadas à acessibilidade. A biblioteca já conta com um acervo em Braille de 1793 exemplares e 309 livros falados disponíveis para empréstimo, além de um computador adaptado para deficientes visuais.