12/6/2008 - São Roque - SP

Campanha “Fique Sabendo” começa neste sábado

Começa neste sábado, dia 14, a campanha “Fique Sabendo” promovida pelo Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque com objetivo de detectar novos casos de Aids no município. A ação que será realizada em todas as unidades de saúde segue as diretrizes do Ministério da Saúde e procura estimular a população a fazer o teste de HIV, vírus da Aids.

A campanha que iria até 30 de junho foi estendida até 5 de setembro e neste período o Serviço de Vigilância Epidemiológica, setor responsável pela prevenção e tratamento da doença no município, distribuirá folhetos explicativos para incentivar as pessoas a fazerem o exame que leva apenas alguns minutos e é gratuito.

O teste oferecido na campanha é conhecido como Elisa e consiste na retirada de uma amostra de sangue que é enviada ao laboratório onde são procurados anticorpos que, naturalmente, o corpo desenvolve em resposta à infecção pelo HIV. O resultado do exame fica pronto em 15 dias e será entregue por um médico no caso de ser positivo. O Elisa é tido como o procedimento inicial na investigação diagnóstica e por isso as pessoas cujos testes foram positivos têm de realiza-lo mais uma vez. Se o resultado for o mesmo um novo exame chamado western blot é feito para que não restem dúvidas quanto à infecção por HIV.

Segundo a coordenação da campanha com a mesma amostra serão realizados exames de hepatite tipos B, C e ainda o VDRL que detecta a sífilis

Por Orientação do Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica pretende mobilizar as pessoas que ficaram expostas às possibilidades de infecção, como as que tiveram qualquer tipo de relação sexual sem o uso de preservativo, compartilharam seringas ou agulhas, passaram por transfusão de sangue ou ainda os casos de mães infectadas que amamentaram seus filhos. A recomendação dos infectologistas é de que quem tenha vivido alguma destas situações de risco, há mais de três meses, faça o exame de Aids. Após esse período, o sistema imunológico já terá produzido anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.

Motivos para fazer o teste
Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil mais de 600 mil pessoas sejam portadoras do vírus HIV, mas apenas 33% têm ciência desta situação, por isso a detecção de novos casos é fundamental para controle da doença. Além do aspecto epidemiológico, outro fator relevante refere-se ao bem-estar dos próprios pacientes. Quanto mais cedo a doença for detectada aumentam as chances de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada.

O diagnóstico precoce também pode fazer a diferença na gravidez. Mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e puerpério.

Serviço
Campanha “Fique Sabendo” 14 a 5 de setembro
Serviço de Vigilância Epidemiológica – Programa DST/Aids
Rua Alfredo Salvetti, 129 (centro de Saúde ao lado da Rodoviária)
Mais informações: 4784-2409 | 4784-4963

Fonte: Prefeitura de São Roque