2/12/2008 - São Roque - SP

CMDCA comemora 18 anos do ECA com fórum

Nos dias 21 e 22 de novembro aconteceu no conjunto educacional Felipo Nicodemo, no bairro de São João Novo, o evento comemorativo aos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Roque em parceria com o Departamento de Educação. O evento envolveu alunos da rede municipal de ensino de São Roque na faixa etária de 11 a 18 anos.

A abertura do evento na sexta-feira contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Roque, Vanessa Garcia Silveira; da diretora do Departamento de Educação, Márcia de Jesus Costa Nunes; da diretora do Centro Educacional Felipo Nicodemo, Marília Figueroa; do vereador e presidente da Câmara, Israel Francisco de Oliveira (Toco) ; de Silvio Fachini, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (Condeca) e de Luciano Vianna, representante da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. O Coral De Boca Aberta, núcleo da escola Bernardino de Campos e da EMEF São João Novo, também teve uma participação especial ao cantar o Hino de Exaltação a São Roque e outras canções.

O encontro foi em formato de fórum e abordou temas que fazem parte do dia-a-dia da juventude como drogas, violência doméstica e abuso e exploração sexual, além de trazer importantes informações sobre as conquistas e os desafios após 18 anos da promulgação desta importante Lei, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os participantes além de receberem um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente, que foram doados pelo Condeca, salientando a importância de se conhecer a Lei para que ela seja cumprida, também participaram de oficinas simultâneas relacionados aos temas do fórum que serão transformados em um projeto e, oportunamente, entregues ao Poder Público Municipal.

A coordenadora do evento e conselheira do CMDCA, Aparecida Mara Vieira Borba, salienta que o fórum foi bastante positivo e que superou as expectativas. “Todos se envolveram muito com o evento. As palestras foram bem direcionadas e as crianças e os adolescentes puderam saber um pouco da importância do ECA e tirar dúvidas com suas manifestações e reivindicações. Quero agradecer a todos que participaram voluntariamente do evento, trazendo aos presentes muitas informações e relatos de experiências vividas”, conclui.

Fonte: Prefeitura de São Roque