28/3/2008 - São Roque - SP

Comtur cria informativo sobre a importância do turismo em São Roque

O Conselho Municipal de Turismo, o Grupo de Trabalho do Plano de Desenvolvimento do Turismo e o Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Roque, em parceria com o Sebrae, Aisam e Sindusvinho, deram início a uma série de ações para sensibilizar a população e os segmentos econômicos da cidade sobre a importância do turismo. A primeira delas aconteceu no dia 19 de março, com o lançamento oficial do Informativo “São Roque – Turismo, Cultura e Artesanato” .

Segundo José Luiz de Camargo, presidente do Comtur, a idéia de fazer uma publicação específica para o público de São Roque surgiu durante as reuniões do Plano de Desenvolvimento do Turismo, apresentado em 2007, e está sendo colocada em prática para resolver o problema de falta de informação sobre a atividade turística dentro da cidade. “É uma ação para que as pessoas daqui entendam o turismo”, explica Camargo.

O informativo com quatro páginas e impresso em papel reciclado será bimestral e traz curiosidades, informações e dados históricos sobre o turismo na cidade. A distribuição será dirigida e para que o trabalho de sensibilização seja efetivamente realizado, os exemplares serão entregues em mãos “Vamos entregar diretamente aos empresários em diversos pontos e aproveitar esta oportunidade para falar sobre o turismo, ninguém vai ficar sem esta sensibilização”, explica Joaquim Carlassara, membro do Grupo do Plano de Desenvolvimento do Turismo.

Outras ações
Além do informativo, outras ações devem ser realizadas em breve. A partir de abril, o Comtur e o Grupo de Trabalho do Plano de Desenvolvimento do Turismo, com o apoio da Prefeitura, pretendem fazer um amplo trabalho de conscientização com profissionais de segmentos que têm contato direto com os turistas, entre eles atendentes do comércio, frentistas e taxistas. “Vamos mostrar que receber bem o turista é uma forma de ele voltar e também indicar a cidade para outras pessoas”, resume Sandro Cobello, chefe da Divisão de Turismo.

“Turismo é de todos”
Para o diretor do departamento de Desenvolvimento Econômico, Vorneis de Lucia, toda ação para sensibilizar os empresários é fundamental para potencializar novos investimentos e também melhorar o atendimento ao turista, mas a grande diferença neste caso é o fato da iniciativa ter partido própria sociedade. “A grande virada é que as pessoas e empresários envolvidos com o informativo perceberam que o turismo não é da prefeitura e sim de todos”, destaca.

De acordo com Vorneis, o papel da prefeitura neste contexto é de suporte e está voltado para criar condições para que as incitativas do setor aconteçam. Segundo ele, é por isso que a união de todos e a articulação destas ações dentro de uma política pública, fortalecem o turismo e ampliam acesso a linhas de crédito especiais e outros recursos que colaboram para o desenvolvimento da atividade turística em São Roque.

Fonte: Prefeitura de São Roque