18/3/2009 - São Roque - SP

Continuam as obras de reforma e ampliação nas escolas municipais

A Prefeitura de São Roque continua dando seqüência às obras de reforma e ampliação nas escolas. Em 2008, a administração municipal entregou 15 unidades escolares totalmente restauradas. A meta é que até 2012 todas as escolas estejam recuperadas com toda infraestrutura necessária e oferecendo mais conforto e comodidade aos alunos e professores para desenvolveram as atividades pedagógicas. Os serviços estão sendo realizados por empresas contratadas, mas o trabalho está sendo supervisionado pela equipe de engenheiros do Departamento de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura.

Nesta semana foi concluída a obra da Emef Professor Joaquim Silveira Santos, no Bairro Juca Rocha. A cerimônia de entrega da obra está prevista para a próxima quarta-feira, dia 18. Antes, a área construída da escola era de 1.657,55 m2 e agora com as novas instalações passou a ser 3.842,05 m2.
O novo prédio possui na parte térrea: secretaria, área para depósito, diretoria, vestiários para funcionários, refeitório, cozinha com dispensa e lavanderia. A parte superior abriga sete salas de aula, além de uma sala de informática, de vídeo e biblioteca. Uma parte do prédio existente, onde funcionava a zeladoria, foi transformada em duas salas para leitura e oficina. A quadra poliesportiva da escola também recebeu melhorias.

Outras escolas
Outra unidade de ensino que está em fase adiantada é a Emef Roque Verani. Segundo informações do Departamento de Planejamento e Meio Ambiente, o trabalho deve ser concluído em breve.

Segundo o Departamento de Planejamento e Meio Ambiente, outras obras que devem ser concluídas em breve são: a Emef Leônidas Antonio de Moraes, no Bairro Saboó, no prazo previsto de 30 dias e a Emef Disa Infanti Nastri dentro de 90 dias. Emei do Bairro Santo Antonio está com as obras em andamento dentro do cronograma.

A unidade do Bairro Saboó terá uma quadra poliesportiva nova com 1.400 m2 e a ampliação de 523,72 m2 de área construída que inclui o pátio e mais cinco salas de aulas. Já a Emef Disa Infanti Nastri, que conta com seis salas de aula, está passando por reforma geral.

O trabalho de reforma e ampliação também está sendo feito na Creche da Vila Amaral. As obras no local foram iniciadas em novembro de 2008 e já está com quase 40% da reforma executada. A escola conta com três salas de aulas, berçário, local para banho e troca das crianças, refeitório, cozinha, dispensa e área administrativa. Numa segunda fase, a unidade ganhará uma brinquedoteca e um segundo berçário com local de banho e troca.
Outra que está com 40% das obras executadas é a Emei Donaldo Lopes, no Santo Antonio. A previsão é que em junho o serviço seja concluído.

Todas as escolas que já passaram por reformas e ampliações e as que estão recebendo melhorias possuem características de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais. Outras exigências também estão sendo cumpridas como a instalação de equipamentos contra incêndio e sistema de pára-raios.

Fonte: Prefeitura de São Roque