24/9/2008 - São Roque - SP

Cooper-sol recebe visita do SEBRAE

A Cooper-sol - Cooperativa Solidária de Catadores de Reciclável de São Roque, recebeu na manhã da última terça-feira, 16, representantes do Sebrae para uma visita técnica para trabalho de diagnóstico do Programa Central de Negócios, que visa instrumentalizar as cooperativas com ferramentas de gestão.

Este programa, que inicialmente foi planejado para Sorocaba, está em desenvolvimento com cooperativas de dez cidades da microrregião, entre elas, algumas que contam com um Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE), sendo: São Roque, Salto, Itu, Sorocaba, Tatuí, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Votorantim, Piedade e Porto Feliz.

O trabalho de diagnóstico é desenvolvido em visitas técnicas aos agentes envolvidos, como as cooperativas, apoiadores e lideranças locais. Este diagnóstico abordará aspectos como o desempenho gerencial, operacional e a intensidade da cooperação. “Espero que com que este projeto as cooperativas possam melhorar a sua administração, com fortalecimento de posição junto ao mercado em que atuam”, comenta o representante do Sebrae, José Galba de Aquino.

Segundo Galba, quando o diagnóstico estiver pronto, serão apresentados a todos os agentes envolvidos de maneira contextualizada os resultados gerais, e para cada cooperativa um parecer individual. “Inicialmente planejamos realizar o que chamamos de ‘devolutiva’, na segunda quinzena de novembro”, conclui.

Fonte: Guia São Roque